Categories: Centro-Serra

Reunião com governo brasileiro tranquiliza comitiva

Foto: Divulgação




Comitiva que está na Rússia
Após mudanças no foco dos debates e a diminuição do risco de impactos imediatos à cadeia produtiva do fumo, a comitiva brasileira, que participa da Convenção-Quadro para Controle do Tabaco, em Moscou, na Rússia, segue mais aliviada. A informação sobre essa alteração no rumo das discussões foi passada nesta quarta-feira, 15, pelo representante do Itamaraty, Carlos Cuenca, em encontro com a delegação. Na ocasião, o deputado Adolfo Brito (PP) conversou com o porta-voz do governo e questionou o posicionamento adotado pelo Brasil.
Durante a reunião, o grupo, composto também pelos parlamentares gaúchos Marcelo Moraes (PTB) e Pedro Pereira (PSDB) e por membros de entidades ligadas à produção do fumo, recebeu esclarecimentos sobre o avanço das deliberações acerca dos artigos 17 e 18. As matérias, que tratam, respectivamente, de temas relacionados à diversificação e proteção ao meio ambiente e à saúde, propondo a redução da área plantada e a substituição do cultivo, são as que mais preocupam os produtores.
Segundo Cuenca, a ideia atual do debate é a de avançar nas questões da redução do consumo mundial do produto, mas não desfavorecer as pessoas que estão diretamente ligadas ao plantio e que dependem econômica e socialmente do cultivo.
Para Brito, a notícia deixa a todos mais tranquilos. Ele destaca, porém, que o grupo continuará focado em expor suas considerações sobre o tabaco. “Seguiremos acompanhando o que se passa nos debates e pressionando pelas causas da cadeia produtiva”, afirmou o deputado. A delegação aguarda a plenária de sexta-feira, 17, quando serão apresentadas todas as diretrizes estabelecidas durante o evento.
Mais informações no áudio abaixo, com o deputado Adolfo Brito, direto de Moscou:

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.