ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Revisão eleva valor máximo dos futuros pedágios da RSC-287

ads3

Rodovia vai receber obras de duplicação

ads4

A revisão das planilhas de cálculo que compõem o esboço do edital de concessão da RSC-287 apontou um novo valor máximo para o pedágio. Considerando os reajustes no câmbio do dólar e a inflação acumulada de maio de 2017 a maio de 2019, o teto para cobrança, nas cinco praças que funcionarão na rodovia após o leilão, subiu de R$ 5,93 para R$ 6,42.

Conforme o secretário estadual da Secretaria Extraordinária de Parcerias, Bruno Vanuzzi, a equipe que trabalha para concluir o edital de concessão da RSC-287 precisou realizar uma atualização dos custos para completar o documento final. “A base de dados do projeto é de 2017. Nesse período, alguns insumos foram impactados por conta da subida do preço do dólar. O asfalto é um deles.”

ads6 Advertising

Publicidade

“Fizemos uma ginástica para conter os reflexos da alta do dólar e do petróleo. É importante destacar que esse não será o valor definitivo da tarifa. Ele é o teto estipulado pela licitação, na qual haverá um leilão. Vencerá quem apresentar a menor proposta de tarifa. Por isso o cidadão pode ficar tranquilo, pois o valor do pedágio será bem menor”, justifica o secretário.

Além da revisão do preço, o cálculo final do teto do pedágio leva em consideração o fim do contrato de restauração e manutenção (Crema). O trecho de 12 quilômetros entre Paraíso do Sul e Santa Maria, de responsabilidade do Daer/RS, estava sendo recuperado com recursos do Banco Mundial. O contrato foi interrompido em agosto deste ano e a obra acabou não sendo concluída. O custo dessa manutenção final também ajuda a elevar o teto do pedágio.

ads7 Advertising
ads9 Advertising

© 2021 Gazeta