Na passagem por Santa Cruz do Sul, o motociclista Ricardo Lugris fez uma parada para rever amigos e familiares
Sobre o assento de uma motocicleta BMW, ativando o acelerador e com o olhar atento à frente, o gaúcho Ricardo Lugris, radicado na França, já percorreu centenas de milhares de quilômetros ao redor do mundo. Neste mês de janeiro, somou mais alguns milhares a essa estatística, desta vez pelo Estado e pelo Uruguai, incluindo passagem por Santa Cruz do Sul, para rever amigos e familiares.
Ele reside na cidade francesa de Chantilly há mais de três décadas, mas sua atuação profissional e, em paralelo, seu ímpeto aventureiro o levaram por todos os continentes. O que viu, sentiu ou vivenciou compartilhou em três livros, e nem deve demorar muito para que mais projetos sejam concretizados, devendo também render novos relatos.
LEIA TAMBÉM: Entenda como as leis de incentivo à cultura movimentam a economia
Publicidade
Nascido em Bagé, em 1958, Lugris atuou como representante comercial da Embraer. Aposentado, eventualmente contribui em consultorias para organizações da área da aviação. No entanto, dedica-se em especial a planejar jornadas envolvendo a sua grande paixão, o motociclismo.
Em janeiro, enquanto passa temporada de início de novo ano no Estado, idealizou mais uma viagem, entre Porto Alegre e Montevidéu. No percurso, faz paradas a fim de conhecer ou rever algumas regiões gaúchas. Na sexta-feira, 30, esteve em Santa Cruz, onde moram parentes (é sobrinho, por exemplo, da atriz Pilly Calvin), e aproveitou para rever amigos (e conversar com a Gazeta do Sul, durante um café na Livraria e Cafeteria Iluminura).
Na oportunidade, rememorou as longas andanças que resultaram em seus três livros, todos lançados pela editora Europa: Montar e partir, de 2021, de viagem que o levou ao Cáucaso, na fronteira entre a Europa e a Ásia; Tempo em equilíbrio, sobre os 35 mil quilômetros andados entre a França e Singapura; e A moto e o continente, tematizando os quase 70 mil quilômetros entre o Alasca e Ushuaia, travessia da América, de Norte a Sul.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Cerca de 10 mil pessoas prestigiam a primeira edição do Santa Cruz Multicultural
Agora, confirma, tão logo esteja de volta à França, em fevereiro, ele começará a se organizar para um novo roteiro, desta vez pela Ásia Central, em périplo que, no Leste da Europa, será feito pela conflituada área do Donbass, entre Rússia e Ucrânia. A partir dessa jornada, que deve ocorrer em meados do ano, sua expectativa é de que resulte mais um livro, com seu sempre atento olhar sobre cada realidade, permeada pela filosofia e sabedoria que a vida inspirou. Bom para seus leitores, que, desse modo, terão o prazer de acompanhá-lo em mais uma inesquecível aventura.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CULTURA E LAZER
Publicidade
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
This website uses cookies.