Regional

Rio Grande do Sul chega a 437 municípios afetados pelas chuvas

Aumentou para 431 o número de municípios gaúchos atingidos pelas enchentes. Conforme o boletim do Estado, divulgado ao meio-dia de sexta-feira, 10, o total de afetados chegou a 1,9 milhão. Há 70.772 pessoas em abrigos e 337.346 estão desalojadas.

A quantidade de mortes subiu para 116. Há ainda 143 desaparecidos. O total de feridos é de 756.
Em Porto Alegre, a principal demanda da Defesa Civil nessa quinta foram os moradores que resistem em sair das áreas alagadas. Há ao menos 13,1 mil pessoas em 140 abrigos – um deles exclusivo para mulheres e crianças.

LEIA TAMBÉM: Prefeitura de Santa Cruz lança programa para reconstruir a cidade após tragédia; confira

Publicidade

Para avançar um acesso alternativo à Capital, a passarela de pedestres da Estação Rodoviária foi demolida na quinta. Com isso, será permitida a passagem de caminhões e veículos de ajuda humanitária pela Castelo Branco.

Conforme a Prefeitura, a previsão do tempo indica uma chuva menos expressiva em Porto Alegre. Porém, é esperado um alto volume em outras regiões do Estado, levando ao aumento do nível do Guaíba, que está em 4,89 metros (a cota de alerta é 2,5 metros, enquanto a de inundação é 3).  

LEIA TAMBÉM: Defesa Civil faz alerta para novas enchentes em Santa Cruz; veja a previsão do tempo

Publicidade

Conforme avaliação da Prefeitura de Canoas, há ao menos 21,4 mil pessoas em 92 abrigos institucionais e 69,8 mil em locais voluntários. O município já registrou cinco mortes, e oito pessoas permanecem desaparecidas. Na noite de quinta, a Defesa Civil emitiu um alerta para a cidade, pois o volume de chuvas entre sexta e segunda-feira pode oscilar entre 85 e 173 mm.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ

Publicidade

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.