Geral

Rio Grande do Sul emitiu 1,3 milhão de novas carteiras de identidade em 2025

O Rio Grande do Sul alcançou a marca de 1,3 milhão de emissões da Carteira de Identidade Nacional (CIN) em 2025. Conforme levantamento do governo do Estado, por meio do Departamento de Identificação do Instituto-Geral de Perícias (IGP), o número reflete o fortalecimento da política pública de identificação civil, com investimentos em tecnologia, ampliação da rede de atendimento e aprimoramento dos serviços digitais. 

O total corresponde a 11,8% da população que já realizou a emissão do novo modelo do documento ano passado. Desde a implantação da CIN, lançada em julho de 2022, já foram emitidas 3,1 milhões de carteiras de identidade em todo Estado.

LEIA MAIS: Entenda como funcionará o novo Posto de Identificação em Santa Cruz

Publicidade

A CIN unifica o número de identificação em todo o território brasileiro, adotando o CPF como registro único. A medida amplia a segurança, reduz fraudes e facilita o acesso a serviços públicos e privados, além de oferecer versões física e digital do documento.

Entre os municípios gaúchos que mais emitiram a CIN em 2025, Porto Alegre lidera o ranking seguido por importantes polos regionais do Estado, como Caxias do Sul, Pelotas, Novo Hamburgo, Santa Maria, Passo Fundo, Rio Grande, Lajeado, Canoas e Uruguaiana.

Como fazer

Em Santa Cruz do Sul, o atendimento presencial para a emissão de novas carteiras de identidade acontece no posto do Instituto-Geral de Perícias, na sala número 136 do Shopping Germânia, na Rua 7 de Setembro, no Centro. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Em Santa Cruz, pouco mais de 27 mil proprietários de veículos já quitaram o IPVA 2026

Para facilitar o atendimento, o IGP disponibiliza a plataforma Identidade Fácil, acessível também por aplicativo, disponível para sistemas iOS e Android. O cidadão pode preencher os dados online e enviar a versão digitalizada da certidão de nascimento ou casamento. Para utilizar o serviço, é necessário possuir conta no gov.br.

A etapa presencial ainda é obrigatória para a coleta biométrica (digitais e fotografia), mediante agendamento. Quem já possui documento emitido no Rio Grande do Sul pode solicitar a CIN de forma remota. O agendamento presencial tradicional segue disponível para garantir o acesso de todos ao serviço.

Publicidade

Documentos necessários para emitir a carteira de identidade

  • CPF (obrigatório);
  • Certidão de nascimento (pessoas solteiras);
  • Certidão de casamento (pessoas casadas ou viúvas);
  • Para separados ou divorciados: certidão de casamento com a devida averbação.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.