ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Rio Grande do Sul registra o quinto óbito por dengue em 2024

Incorporação de vacina contra dengue ao SUS deve sair ainda este ano

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), vinculado à Secretaria da Saúde, confirmou nesta terça-feira, 20, o quinto óbito por dengue no Rio Grande do Sul. Trata-se de uma mulher, de 75 anos, com comorbidades, residente em Tenente Portela. O óbito ocorreu no último dia 16.

O município onde aconteceu a morte apresenta o maior número de casos confirmados no RS. Até o momento o Estado apresenta circulação do sorotipo DENV1 e DENV2. A SES reforça a importância de que a população procure atendimento médico nos serviços de saúde logo nos primeiros sintomas. Dessa forma, evita-se o agravamento da doença e a possível evolução para óbito.

Publicidade

LEIA MAIS: Médico esclarece dúvidas sobre a dengue; leia

Publicidade

Principais sintomas

Medidas de prevenção à proliferação e circulação do Aedes, com a limpeza e revisão das áreas interna e externa das residências ou apartamentos e eliminação dos objetos com água parada são ações que impedem o mosquito de nascer, cortando o ciclo de vida na fase aquática. O uso de repelente também é recomendado para maior proteção individual contra o Aedes aegypti.

LEIA TAMBÉM: Casos confirmados de dengue aumentam 220% na região

Situação epidemiológica

Publicidade

Neste ano, o RS registra 5.208 casos confirmados da doença, sendo 4.555 autóctones, que é quando o contágio aconteceu dentro do Estado, com os demais sendo importados (residentes do RS que foram infectados em viagem a outro local). Em 2023, foram mais de 34 mil casos autóctones. Ao todo, foram 54 óbitos em virtude da dengue no ano passado.

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO GAZ

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Publicidade

© 2021 Gazeta