Sede da Secretaria de Segurança Pública | Foto: Rodrigo Ziebell/Palácio Piratini
O número de mortes violentas no Carnaval de 2026 caiu 9,1% no Rio Grande do Sul em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo dados da Secretaria da Segurança Pública (SSP), foram registradas 20 ocorrências de crimes violentos letais intencionais (CVLI) desde sexta-feira, 13, até as 19 horas desta terça-feira, 17, sendo 18 homicídios, um feminicídio e um latrocínio. No Carnaval do ano passado, foram 22 ocorrências, das quais 19 foram homicídios.
Em relação às festividades de 2024, a queda no número de ocorrências de crimes violentos letais intencionais (CVLI) é ainda mais acentuada, chegando a 52,4%. Naquele ano, também entre a sexta-feira e a terça-feira de Carnaval, foram registrados 42 mortes, das quais 34 homicídios dolosos e três feminicídios.
LEIA TAMBÉM: Volta do Carnaval tem fluxo intenso nas rodovias do Vale do Rio Pardo
Publicidade
Segundo o Estado, a redução na criminalidade durante a folia é reflexo dos preparativos das forças de segurança para o período. Desde o início do mês, a Polícia Civil, por meio do Departamento Estadual de Proteção a Grupos Vulneráveis (DPGV), havia iniciado a operação Carnaval Seguro. Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher (Deams) também vêm reforçando seu atendimento. Ainda, a Brigada Militar também ampliou o efetivo e a presença ostensiva nas ruas, visando a prevenção de crimes.
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade
This website uses cookies.