Carreata sai de Ramiz Galvão até o Centro, onde terá início a caminhada com a participação prevista de milhares de pessoas
O próximo domingo, 1º, será um dia para a comunidade celebrar a fé em Rio Pardo. A partir das 20 horas, com saída do Bairro Ramiz Galvão, ocorre a 38ª Procissão de Iemanjá. A carreata terá início na Rua Pinto de Castro, 270, sede da Associação Casa de Iemanjá, e seguirá até o centro da cidade.
Lá, os fiéis se organizarão em caminhada, seguindo até a Praia dos Ingazeiros. À beira do Rio Jacuí, ocorrerá uma celebração de Umbanda, em homenagem a Iemanjá. Simultaneamente, será realizada a segunda edição da Festa de Iemanjá, também na praia. Ao final da procissão, os fiéis se juntarão à festa, cuja entrada é gratuita e aberta à comunidade, com início às 18 horas.
LEIA TAMBÉM: Santa Cruz Multicultural promete noite de atrações neste sábado
Publicidade
Em entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9, o presidente da Associação Casa de Iemanjá, José Roberto Moreira da Silva, deu detalhes da programação da noite. Ele informou que a Festa de Iemanjá contará com tenda das benzedeiras e das cartomantes, venda de artigos religiosos e flores e apresentações artísticas.
“A festa contempla o grande público que já está na praia e também os fiéis que participam da caminhada”, destacou. Silva também ressaltou que, na Praia dos Ingazeiros, estarão montados pontos de arrecadação de flores, frutas, perfumes, velas e oferendas a Iemanjá. Além disso, durante a procissão, o barco de Iemanjá poderá receber as doações ao longo do trajeto.
A expectativa do evento é ampliar a participação do público, que somou 4 mil pessoas no ano passado. “O intuito da procissão é a fé, é a adoração a essa Santa, a Mãe das Águas, essa orixá, essa Caboclo de Umbanda que é uma das mais populares entidades da religião de matriz africana, principalmente aqui no Brasil”, afirmou.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Bailinho da Borges promete mais uma grande edição; veja programação
Ao longo da caminhada, pessoas de todas as religiões preenchem as esquinas e esperam a passagem da Santa com flores. Nessas oportunidades, o público também aguarda as mães de Santo para receber as bênçãos da tradicional “água de cheiro”. “Durante a procissão, não se espera somente os umbandistas. Em Rio Pardo, a gente conta com a presença sempre de toda a população, de toda a comunidade, independente da religião”, completou Silva.
A comunidade de Santa Cruz do Sul celebrará, no próximo dia 2, a quarta edição da Procissão em Homenagem a Yemanjá. Organizado pelo Terreiro de Candomblé Ilê Asé Ojisé Okan Elèyé e pelo Centro Cultural de Umbanda Ogum das Matas e Yemanjá, o evento une ritos de fé e manifestação cultural em dois turnos.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Inscrições abertas para blocos de camiseta do Carna Rio Pardo 2026
A programação tem início pela manhã, das 9 horas às 13 horas, na Praça Getúlio Vargas. No local, haverá passes espirituais abertos ao público em geral. Segundo os organizadores, a iniciativa busca promover o acolhimento e o respeito à diversidade religiosa na região.
À noite, as atividades se voltam para a tradicional caminhada. A concentração ocorrerá às 19 horas, na esquina da Rua Irmão Emílio com a BR-471. A procissão está marcada para começar às 19h30, seguindo em direção à sede do terreiro (Rua Irmão Emílio, 702), onde uma sessão festiva encerrará as homenagens à Rainha do Mar.
Publicidade
Sob a gestão do babalorixá Jardel de Logunedé, o evento chega ao seu quarto ano consolidando-se como um ponto de encontro para praticantes de religiões de matriz africana e admiradores da cultura popular.
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade
This website uses cookies.