A Prefeitura Municipal de Rio Pardo, através da Secretaria Municipal da Agricultura, iniciará na próxima semana o Programa Municipal de Controle ao Mormo. A iniciativa consiste no apoio aos proprietários de cavalos para realização do exame obrigatório para o controle da doença e expedição da Guia de Transporte Animal (GTA), que possibilita a participação do equino em eventos com aglomeração de animais.
A partir do projeto, que está em fase experimental, a administração municipal irá disponibilizar o veterinário que fará a coleta e a resenha para realização do exame em Porto Alegre. Além disso, disponibilizará o transporte que levará o material coletado até o laboratório e trará o resultado do exame. Com essa parceria, o proprietário economizará cerca de 30% no valor gasto, pois os custos com o profissional, coleta e transporte do material serão custeados pela prefeitura. Segundo com o secretário Municipal da Agricultura, Rizzio Tadeu do Borba Azambuja, se está prestando um serviço ao proprietário, “estamos viabilizando para reduzir os custos do produtor através dessa parceria”, destacou.
De acordo com o Prefeito Municipal de Rio Pardo, Fernando Schwanke, além de proporcionar essa economia busca-se o status sanitário da propriedade. “Essa parceria com os criadores, além de beneficiá-los com a redução dos custos para a realização do exame, auxiliará para manter o status sanitário da propriedade. Possibilitando também que os animais participem de eventos.”. Ele acrescentou ainda que o programa não onera nos cofres públicos, pois na secretaria possui o profissional que irá fazer a coleta e o veículo para fazer o transporte.
Publicidade
Além do exame de controle ao mormo, que deve ser realizado a cada dois meses, o Programa inclui a realização do exame para o controle de anemia infecciosa equina, realizado de seis em seis meses.
O projeto foi apresentado pelo secretário, durante uma reunião com representantes de núcleos de criadores de cavalos, piquetes, e com a Associação Tradicionalista Rio-pardense (ATR).Para participar do Programa Municipal de Controle ao Mormo, os grupos deverão se organizar e agendar os dias e horários de coleta na Secretaria Municipal da Agricultura.
Publicidade
This website uses cookies.