Categories: Regional

Rio Pardo recebe madeiras para recuperação de museu

Fechado há mais de dois anos, o Museu Municipal Barão de Santo Ângelo, de Rio Pardo, receberá madeiras para sua restauração. O material foi adquirido graças à doação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis do Rio Grande do Sul (Ibama-RS). De acordo com o secretário municipal do Planejamento, Indústria e Comércio, Adolfo Menezes, as obras de reforma devem iniciar em janeiro.

As madeiras, que somam no total 90 metros cúbicos, serão utilizadas não só para a restauração do Solar Almirante Alexandrino de Alencar, mas também da antiga Prefeitura, das duas estações férreas e do depósito da estação localizada na Praça da Ponte, além da escadaria interna e do assoalho da Igreja Matriz. A Marinha do Brasil vai auxiliar na reforma dos prédios e deve enviar uma equipe ao município na primeira semana do novo ano para iniciar as tarefas.

O prefeito Fernando Schwanke afirma que inicialmente as madeiras seriam destinadas apenas para o museu. “A prioridade imediata é reabrir este prédio e para isso fomos atrás do Ibama. Só que eles nos ofereceram mais madeiras do que solicitamos”, comentou. O objetivo é reabrir o sobrado já no ano que vem, com a reforma do assoalho e do teto, que estão deteriorados.

Publicidade

A ideia de solicitar o material ao Ibama surgiu após a negativa da Caixa Econômica Federal sobre o projeto de recuperação do prédio, orçado em R$ 800 mil. A proposta, encaminhada no início de 2014 ao banco, não foi selecionada e a Prefeitura precisou encontrar outra solução para restaurar o imóvel.

LEIA A MATÉRIA COMPLETA NO SITE DA GAZETA DO SUL

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.