Regional

Rio Pardo recebe seminário sobre literatura e temas contemporâneos nesta sexta

O Centro Regional de Cultura de Rio Pardo sedia nesta sexta-feira, 28, o 1º Seminário Literatura e (seus) Temas Contemporâneos, um evento bienal que visa debater o papel do fazer literário e a responsabilidade dos escritores como agentes culturais inseridos no mundo. Promovido pela Academia Rio-grandense de Letras (ARL) e pelo Fórum das Academias, o evento reúne escritores, professores, agentes literários e o público interessado em discussões na intersecção entre literatura, sociedade, cultura e formação humana.

A escolha de Rio Pardo, cidade reconhecida por sua relevância na formação territorial do Rio Grande do Sul, reforça o propósito de resgate histórico e memória que permeia a programação. A programação começa às 8h30, com apresentação cultural de Neco Machado e a mesa de abertura.

LEIA TAMBÉM: Municípios do Vale do Rio Pardo passam a integrar o Mapa do Turismo Brasileiro

Publicidade

As atividades se estenderão ao longo do dia, com destaque para duas mesas temáticas principais. Pela manhã, às 9h30, o foco é a Literatura negra e literatura indígena, com participação de Antônio Carlos Côrtes (ARL) e Gerônimo Franco (Ufrgs).

A partir das 13h30, a segunda mesa abordará diferentes literaturas e desafios contemporâneos. Será uma oportunidade para apresentar olhares diversos a respeito desse tema.

Os assuntos a serem abordados incluem memória crítica e empatia ambiental, com José Alberto Wenzel (ARL); o desafio dos direitos autorais frente ao avanço tecnológico, apresentado por Ilana Jardim, da Secretaria de Direitos Autorais e Intelectuais (MinC); e a presença da autoria feminina na literatura sul-rio-grandense, discutida por Rafael Guimarães (Unisc) e Cintia Moscovich (ARL). A coordenação geral do seminário é da escritora e acadêmica Marli Silveira.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Inscrições para concurso de presépios em Santa Cruz seguem abertas até a próxima terça-feira

Lançamento e memória

Às 18h30, a programação inclui o lançamento do livro Um rio de memórias – Considerações acerca da Literatura (Bestiário/Editora Gazeta). Organizada por Marli Silveira e Ruben Daniel Méndez Castiglioni, a obra reúne 25 ensaios de autores que participaram da chamada para o volume alusivo ao seminário.

O livro serve como um item de consulta para ampliar o debate sobre a temática do evento. Seus artigos, de escritores, pesquisadores e intelectuais, compõem uma ampla reflexão que vai do dimensionamento da importância de Rio Pardo até a contribuição de diferentes etnias no desenvolvimento social e cultural. A capa da obra, por exemplo, reproduz um raro desenho de 1851 da cidade de Rio Pardo.

Publicidade

O encerramento, às 19h15, será dedicado aos desafios da literatura, com Sergius Gonzaga e Marli Silveira, ambos da ARL/RS, debatendo O que pode a literatura (contra as tormentas do mundo).

O seminário conta com o apoio da Prefeitura de Rio Pardo, do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), do Ministério da Cultura e do Sindibancários. A visita à histórica Rua da Ladeira está na programação para o final da tarde.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CULTURA E LAZER

Publicidade

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.