Categories: Esportes

Romildo Bolzan Jr. confirma César Pacheco como vice de futebol no Grêmio

O presidente Romildo Bolzan Jr. não acumulará mais o cargo de vice-presidente de futebol do Grêmio. Ainda assim, a mudança no departamento de futebol do clube foi menor do que a esperada, ao menos em termos de nomes. César Pacheco, diretor da pasta desde o início do ano, assumirá a função, e o diretor executivo Rui Costa será mantido no cargo.

A principal mudança é a aproximação do futebol com o Conselho de Administração gremista. Integrantes deste Conselho, os vice-presidentes Odorico Roman, Sergei Costa e Cláudio Oderich darão suporte a Pacheco no trabalho diário. A nova estrutura passará a funcionar a partir da semana que vem. A implantação do SAP, software alemão comprado em 2014 cuja finalidade é modernizar a gestão e análise de dados do futebol do clube, é uma das prioridades neste novo projeto.

 

Publicidade

Grêmio pode receber valor referente à venda de Douglas Costa

O Grêmio pode receber 1 milhão de euros nos próximos dias. Graças ao mecanismo de solidariedade da Fifa, o clube teria direito a 3% dos 35 milhões de euros que o Bayern de Munique pagará ao Shakhtar Donetsk, para contratar Douglas Costa, meia formado na base tricolor.

O dispositivo previsto no Regulamento de Transferências da Fifa estipula o repasse de 5% do valor da transferência aos clubes em que o jogador atuou dos 12 aos 23 anos. Entre 12 e 15 anos de idade, cada ano completo corresponde a 0,25% de compensação. A partir do 16º, cada temporada significa o recebimento de 0,5%.

Publicidade

Desta forma, como Douglas foi vendido aos 19 anos de idade ao Shakhtar, o Grêmio teria direito a 3% do total de uma futura transação. Na época da negociação, em janeiro de 2010, o Grêmio manteve 15% dos direitos econômicos do jogador. No entanto, utilizou este percentual como moeda para contratar o centroavante Marcelo Moreno do clube ucraniano ao final de 2011.

João Caramez

Em 2010, aceitei o convite para atuar como repórter estagiário no Portal Gaz, da Gazeta Grupo de Comunicações. Era o período de expansão do site, criado em 2009, que tornou-se referência em jornalismo online no Vale do Rio Pardo. Em 2012, no ano da formatura na graduação pela Unisc, passei a integrar a equipe do jornal impresso, a Gazeta do Sul, veículo tradicional de abrangência regional fundado em 1945. Com a necessidade de versatilidade para o exercício do jornalismo multimídia, adquiri competências em reportagem, edição, diagramação e fotografia para a produção de conteúdo em texto, áudio e vídeo. Entre as funções, fui editor de País/Mundo e repórter de Geral. Atualmente, sou repórter de Esporte e produzo conteúdo para o site Portal Gaz e jornal Gazeta do Sul. Integro a mesa de debatedores do programa 'Deixa Que Eu Chuto', da Rádio Gazeta FM 107,9, desde 2018. Em 2021, concluí uma pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios pela Ulbra.

Share
Published by
João Caramez

This website uses cookies.