Esportes

Ronaldo Nazário desiste de candidatura à presidência da CBF

Ronaldo Nazário, de 48 anos, desistiu de se candidatar à presidência da CBF nesta quarta-feira, 12, por meio de um post no Instagram. O empresário esbarrou na cláusula de barreira, que exige que um candidato tenha o apoio de ao menos quatro federações estaduais, além de outros quatro clubes, para conseguir registrar sua candidatura.

Ronaldo entrou em contato por mensagem com representantes de federação convocando um encontro. Em seguida, o craque telefonou para algumas lideranças, além de se reunir pessoalmente com figuras políticas da CBF.

LEIA MAIS: CBF anuncia ajuda de R$ 20 milhões a clubes gaúchos após prejuízos com enchentes

Publicidade

Ronaldo enviou um e-mail entitulado “Solicitação de audiência – Alinhamento de Projetos para o Futebol Brasileiro”, listando as mudanças que achava necessárias para um futebol brasileiro “mal gerido, com falta de transparência e uma gestão centralizada”, dizendo estar com agenda aberta para encontrar pessoalmente cada um dos 27 dirigentes. No entanto, nenhuma parte achou uma boa ideia “ir para a guerra” pública contra Ednaldo Rodrigues, atual presidente.

Em mensagens redigidas com a mesma estrutura e até mesmo alinhadas com o comando atual da CBF, os presidentes de federações respondiam a Ronaldo que estavam comprometidos “com a continuidade da atual gestão da CBF”.

LEIA MAIS: Rodrigo Caetano é o novo diretor de seleções da CBF

Publicidade

“Sua administração, de uma forma ampla e democrática, tem realizado importantes investimentos em diversas categorias do futebol brasileiro, desde as categorias de base até os campeonatos nacionais, com especial olhar e atenção a Série D, ao futebol feminino e a projetos sociais e estruturais, que visam o fortalecimento do nosso esporte”.

Os cartolas estaduais ainda valorizavam Ednaldo e sua “experiência e conhecimento das nuances e peculiaridades do universo das federações, clubes, ligas e campeonatos locais e nacionais”.

O mandato de Ednaldo Rodrigues vai até março de 2026, e ele tem uma janela que começa um ano antes (em março de 2025) para convocar as eleições. O colégio eleitoral é formado pelas 26 federações estaduais e a do Distrito Federal, que têm voto com peso três, pelos 20 clubes das Série A (peso dois) e pelos 20 clubes da Série B (peso 1).

Publicidade

LEIA MAIS SOBRE ESPORTES NO GAZ

Publicidade

João Caramez

Em 2010, aceitei o convite para atuar como repórter estagiário no Portal Gaz, da Gazeta Grupo de Comunicações. Era o período de expansão do site, criado em 2009, que tornou-se referência em jornalismo online no Vale do Rio Pardo. Em 2012, no ano da formatura na graduação pela Unisc, passei a integrar a equipe do jornal impresso, a Gazeta do Sul, veículo tradicional de abrangência regional fundado em 1945. Com a necessidade de versatilidade para o exercício do jornalismo multimídia, adquiri competências em reportagem, edição, diagramação e fotografia para a produção de conteúdo em texto, áudio e vídeo. Entre as funções, fui editor de País/Mundo e repórter de Geral. Atualmente, sou repórter de Esporte e produzo conteúdo para o site Portal Gaz e jornal Gazeta do Sul. Integro a mesa de debatedores do programa 'Deixa Que Eu Chuto', da Rádio Gazeta FM 107,9, desde 2018. Em 2021, concluí uma pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios pela Ulbra.

Share
Published by
João Caramez

This website uses cookies.