ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Rosso critica articulação de Maia para manter-se no comando da Câmara

Pré-candidato à presidência da Câmara dos Deputados em fevereiro de 2017, o líder do PSD, Rogério Rosso (DF), divulgou na quinta-feira, 29, em suas redes sociais vídeo em que critica a articulação do atual presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para ser reconduzido ao cargo na próxima eleição para Mesa Diretora.

No vídeo, Rosso diz que o artigo 57 da Constituição é claro ao proibir reeleição de presidentes do legislativo dentro do mesmo mandato. Tese que é rebatida por Maia, que argumenta que o veto não se aplica a presidentes de mandato-tampão, como ele, eleito em julho para um mandato de sete meses, após a renúncia do deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

ads6 Advertising

Publicidade

O Centrão, grupo de cerca de 200 deputados do qual Rosso faz parte, entrou com ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar barrar a candidatura de Maia. Como a ação só deve ser julgada em fevereiro, em razão do recesso do Judiciário, Rosso pediu nesta semana a Maia que adie a eleição para depois da decisão da Corte. Maia, contudo, negou o pedido.

Na quarta-feira, 28, o deputado André Figueiredo (PDT-CE) também entrou com mandado de segurança no Supremo, com pedido de liminar, para barrar a candidatura à reeleição do atual presidente da Câmara. Assim como Rosso e Maia, o pedetista já se colocou como candidato à presidência da Casa em 2 de fevereiro, quando está marcada a disputa.

Publicidade

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta