Regional

RSC-287 testará sistema de pesagem automática; entenda como funciona

Uma nova tecnologia será aplicada de forma experimental na RSC-287 em breve. Trata-se do High Speed Weigh-in-Motion (HS-WIM), cujo nome pode ser traduzido como sistema de pesagem com veículo em movimento. O novo formato, que será implementado pela primeira vez no Rio Grande do Sul, possui tecnologias de fiscalização, monitoramento e controle, que permite o fluxo contínuo ao longo da rodovia.

No fim da tarde desta quinta-feira, 28, o secretário da Reconstrução Gaúcha, Pedro Capeluppi, assinará um termo aditivo para a implementação experimental do HS-WIM na RSC-287. O contrato prevê um período de testes de dois anos. O ato integra a programação do 1º Seminário de Rodovias Inteligentes, evento realizado pela secretaria e que ocorre ao longo do dia no auditório da Famurs, em Porto Alegre. A instalação de duas balanças já estava prevista no contrato de concessão com a Rota de Santa Maria.

LEIA MAIS: Rota de Santa Maria avalia uso de nova tecnologia para coibir excesso de peso na RSC-287

Publicidade

Com esse novo sistema, todos os veículos são pesados automaticamente ao passarem por uma determinada seção da via, que será sinalizada por um pórtico. Os sensores para a pesagem ficam embutidos no pavimento. Se for detectado que a carga está acima do permitido, o motorista será avisado por meio de um painel automático de mensagens, logo adiante. Dados como placa, tipo de veículo e número de eixos também são registrados pelo sistema.

Os veículos com sobrepeso ainda deverão fazer o transbordo da carga e serão autuados pelo órgão fiscalizador. As multas, cujos valores partem de R$ 130,16, serão enviadas aos condutores infratores. Durante o período de testes do novo sistema, serão discutidas maneiras para realizar a fiscalização e a abordagem dos veículos com sobrepeso.

LEIA TAMBÉM: Detonação de rochas para duplicação da RSC-287 começa na próxima semana

Publicidade

O equipamento fica acionado 24 horas por dia, ao contrário das balanças tradicionais, que funcionam por 16 horas e dependem de uma pessoa para operar. Além disso, no HS-WIM não é necessário que os veículos parem para serem pesados, o que representa outra vantagem em relação ao sistema comumente utilizado. Segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a duração média da pesagem é de pouco mais de um segundo.

Sistema já é utilizado nas BRs 364 e 365, entre Minas Gerais e Goiás | Vídeo: Ecovias do Cerrado/Divulgação

Sistema deve ser implementado entre Santa Cruz e Venâncio

Em entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9 no início deste ano, o diretor-geral da concessionária Rota de Santa Maria, Leandro Conterato, já havia adiantado que a implementação do sistema na RSC-287 estava sendo avaliada junto à Secretaria de Logística e Transportes e a Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs). Na ocasião, a expectativa do gestor era de que o sistema fosse instalado no trecho entre Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires, em ambos os sentidos, visto que é o ponto que possui o maior tráfego de veículos. O local exato ainda será estudado.

LEIA TAMBÉM: Primeiros sinais das obras de duplicação aparecem na RSC-287

Publicidade

“Se fosse uma balança no modelo tradicional, teríamos um problema muito mais grave porque ela ocupa um espaço muito grande. Com esse sistema novo, é mais fácil nós adaptarmos ele à rodovia atual, gerando menos impacto ao usuário, porque não vai gerar parada de veículos, não vai gerar fila, vai dar mais efetividade e não vai impactar o entorno”, explica Conterato. O diretor-geral da concessionária também destaca a importância da fiscalização da carga dos veículos, visto que o excesso de peso causa danos no pavimento.

O gestor ainda elogiou a aceitação do governo estadual em relação à implementação do novo sistema. “É consenso no nosso meio que o sistema é o futuro da fiscalização de carga no Brasil. É muito bom ver essa iniciativa, essa receptividade à inovação e melhoria dos serviços. E nesse caso aqui, eu acho que temos condições de entregar um serviço muito melhor.”

LEIA TAMBÉM: Obras de duplicação da RSC-287 começam em Santa Cruz

Publicidade

Modelo chegou ao Brasil no ano passado

Entre 2023 e 2024, o HS-WIM passou pelo seu primeiro período de testes no Brasil. O sistema foi implementado em quatro pontos das BRs 364 e 365, entre Minas Gerais e Goiás, em trecho da concessionária Ecovias do Cerrado. A experiência apresentou bons resultados. De acordo com a ANTT, no pórtico instalado no quilômetro 640 da BR-365, em Uberlândia, entre setembro do ano passado e junho deste ano, mais de 2,4 milhões de veículos passaram pelo sistema, sendo 701 mil veículos pesados.

No fim de julho deste ano, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) fez a homologação do HS-WIM. Com isso, o sistema pode ser aplicado pela ANTT em contratos de concessão rodoviária.

LEIA TAMBÉM: Concessionária Rota de Santa Maria realiza simulado de acidentes de trânsito na RSC-287

Publicidade

Benefícios do HS-WIM

  • Sem necessidade de diminuição de velocidade e parada em Postos de Pesagem Veiculares, diminuindo atrasos de viagens;
  • Diminuição de riscos de acidentes pela não existência de “rabos de fila” nos acostamentos, associados à pesagem de balança seletiva em PPVs;
  • Diminuição na emissão de poluentes, uma vez que veículos não necessitam reacelerar;
  • Diminuição nos custos operacionais de manutenção de veículos, menos desgaste de freios, sistema de tração e combustíveis;
  • Fiscalização da totalidade de veículos de carga que trafegam pelo trecho rodoviário;
  • Menores custos de implantação física se comparados com as obras necessárias à implantação de balanças fixas e PPVs;
  • Fiscalização eletrônica de todos os serviços relacionados ao transporte rodoviário de cargas (Vale-Pedágio obrigatório, DT-e, MDF-e, PEF e etc);
  • Fiscalização remota do excesso de peso, otimizando a disponibilidade de fiscais e melhorando a prestação dos serviços públicos.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.