Categories: Regional

Rua de acesso à Casa de Retiro Loyola recebe denominação de Pedro Kirst

A rua de acesso à Casa de Retiro Loyola recebeu o nome do pai do prefeito Telmo Kirst, Pedro Kirst, um dos primeiros comerciantes da Rua Gaspar Silveira Martins. Acompanhado pelas irmãs Eliata Emmel e Gladis Eichner, ele participou da solenidade de inauguração da obra que facilitará o acesso para os visitantes do local que aconteceu na tarde de domingo, 14..

“Agradeço, em nome de minhas irmãs e de toda a família, esta linda homenagem feita para meu pai. Lembro do tempo de criança, quando vinha neste local sagrado junto com meu pai que foi um dos fundadores do Coral Santa Cecília. No local, o Coral se apresentava em eventos que serviam para arrecadar recursos para a construção da Casa de Retiro Loyola e, nesta trajetória, foi fundamental a participação do padre Blumenn. Me sinto orgulhoso em poder contribuir com esta obra, sendo um lugar que merece investimentos por ser um extroardinário ponto turístico. Com a homenagem podemos dizer que na vida pública tem coisas que também valem a pena”, frisou o prefeito Telmo.

Nos dois acessos que formam a bifurcação em direção à Casa de Retiro Loyola – tradicional ponto turístico do município e que é frequentado por centenas de pessoas vindas de diversos lugares do Brasil – foram colocados 2.500 metros quadrados de bloquetes. Também foram feitos a colocação de bocas e lobo e de canalização para drenagem das águas pluviais. O primeiro acesso, extensão da Rua Gaspar Silveira Martins, leva diretamente ao prédio, e o outro, à direita de quem sobe rumo à Casa, segue para a Gruta Nossa Senhora de Lurdes.

Publicidade

Segundo o administrador da Casa de Retiro Loyola, Cláudio Haas, a obra havia sido solicitada há bastante tempo pelo Movimento de Cursilhos. “Precisamos da Casa para nossos retiros e encontros e o acesso era muito difícil. Surgiu uma pessoa iluminada para nos ajudar, o prefeito Telmo, que viabilizou esta importante obra em parceria.”

Antecedendo a solenidade, foi realizada uma procissão que lembrou o dia de Nossa Senhora de Lurdes, em 11 de fevereiro. Foi no ano de 1858 que a Virgem Santíssima apareceu, nas cercanias de Lourdes, França, na gruta Massabielle, a uma jovem chamada Santa Marie-Bernard Soubirous ou Santa Bernadete.

A caminhada religiosa contou com a participação de integrantes da comunidade Santo Inácio e a presença da Vice-prefeita e secretária de Inclusão, Desenvolvimento Social e Habitação, Helena Hermany, e demais secretários municipais. A imagem de Nossa Senhora de Lurdes foi conduzida em um andor pelos integrantes do Movimento de Cursilhos da Cristandade. A organização do evento esteve a cargo do Grupo Executivo Diocesano (GDE), coordenado por Nilton Lopes de Camargo.

Publicidade

Conforme um dos integrantes do GDE, João Ernani da Silva, o percurso foi de cerca dois quilômetros e duração em torno de 40 minutos. A saída ocorreu em frente da Igreja Santo Inácio, com acompanhamento da Brigada Militar e uma ambulância cedida pela Secretaria de Saúde, em direção à Gruta de Nossa Senhora de Lurdes, localizada junto à Casa de Retiros Loyola. No local foi celebrada uma missa presidida pelo bispo Dom Canísio Klaus.

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.