Tempo nublado e úmido, que predominou durante a manhã, é considerado ideal para a prática da corrida e colaborou com os atletas
A 18ª Rústica Estadual e 7ª Meia Maratona de Santa Cruz do Sul foram realizadas na manhã desse domingo, 28. As largadas ocorreram às 7 horas (21 quilômetros), 7h45 (10 quilômetros) e 7h50 (5 quilômetros) da frente da Rua Galvão Costa. Mais de 480 atletas competiram em diferentes categorias no evento, que integra o Circuito Municipal de Esportes e é alusivo aos 147 anos do Município.
Responsável por distribuir as medalhas aos vencedores das diferentes categorias, o secretário municipal de Esportes e Lazer de Santa Cruz do Sul, Daiton Mergen, avalia que o evento valoriza não somente o município, mas também o esporte ao receber 485 atletas de diferentes regiões do Rio Grande do Sul. “O Circuito Municipal de Esportes tem essa característica de diversificar as modalidades. Acredito que o sucesso está consolidado, pelo grande número de pessoas felizes aqui hoje.”
LEIA MAIS: Conheça os vencedores da 18ª Rústica e 7ª Meia Maratona de Santa Cruz
Publicidade
Já o gestor de Eventos Esportivos da Gazeta Grupo de Comunicações, Alexandre Cruxen, enfatizou a organização e a participação expressiva da comunidade. “Tivemos tempo agradável, um bom trajeto, sinalização, hidratação e um apoio fundamental dos nossos parceiros. É um evento que cresce e se torna cada vez mais sólido.”
De antemão, Cruxen já convida a todos para a edição do próximo ano, que ainda não tem data definida, mas será novamente na semana do aniversário de Santa Cruz do Sul.
Em razão da chuva, a posição da largada e chegada foi modificada, sendo posicionada em frente ao pórtico do Parque da Oktoberfest e não na via, como estava inicialmente previsto. O balizamento do trânsito e o acompanhamento dos atletas foram feitos por equipes da Guarda Municipal e militares do 7º Batalhão de Infantaria Blindado (7º BIB), além do staff do evento.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Atividade no fim de semana propõe repensar a relação da cidade com os meios de transporte
Apesar de parecer um clima adverso, a garoa fina, a temperatura amena e a umidade elevada são consideradas ideais pelos atletas para a prática da corrida. Vencedor da Meia Maratona na categoria Geral Masculino, Felipe Fagundes classificou o trajeto como desafiador em razão das subidas. “Mesmo assim consegui fazer força e vencer. Quero agradecer também a quem estava nas ruas assistindo e apoiando, e parabenizar todos que se desafiaram nos 21 quilômetros.”
Na categoria Geral Feminino, Juliana Lacerda levou a medalha de ouro. Natural de Encruzilhada do Sul, ela também citou as subidas como uma dificuldade a mais, mas conseguiu superar os próprios limites e venceu com o tempo de 1h44. “É a segunda vez que participo do evento e gosto muito do percurso daqui. Foi uma grande vitória e eu agradeço a oportunidade de estar correndo, uma coisa que eu amo muito.”
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Inter-Regional do Enart movimenta Venâncio Aires no fim de semana
Odete Maus, de 69 anos, recebeu o troféu de atleta feminina mais experiente a participar do evento. Com mais de uma década de dedicação à corrida, ela garante que o esforço é em prol da saúde e da qualidade de vida, além de ser um hobby. “A gente precisa se manter em movimento para evitar as doenças.”
Terli Tatsch, com 70 anos e mais de 960 provas concluídas, colocou mais uma no currículo e destaca a importância da atividade física. “O que me faz correr é a saúde e incentivar a juventude. Para quem já pratica, continue; para quem ainda não corre, sempre é hora de começar.”
Publicidade
Outro destaque foi o atleta paraplégico Jeferson Cardoso, de 42 anos. Ele contatou a organização e foi autorizado a participar com uma handbike, um tipo de bicicleta em que os pedais são movimentados com as mãos. “Participo sempre que sou autorizado. Hoje tive a honra de estar presente e espero que abram também para outros atletas no futuro.” Ele recebeu uma medalha pela iniciativa e foi muito aplaudido, por se tratar de uma inspiração para todos.
LEIA TAMBÉM: Aerolíneas Argentinas retoma cinco voos semanais entre Porto Alegre e Buenos Aires
Os eventos são promovidos pela Rádio Gazeta FM 107,9, com divulgação da Gazeta Grupo de Comunicações e apoio de Germani Alimentos, Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo, Município de Santa Cruz do Sul e FotoMix. O patrocínio é de Excelsior Alimentos, Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Radson e Grupo Passarela.
Publicidade
1º lugar – Felipe Fagundes 1’17”42
2º lugar – Alysson Silva da Trindade 1’18”43
3º lugar – Jardel Marcos Lara 1’20”05Play Video
1º lugar – Juliana Birreik Lacerda 1’44”13
2º lugar – Aline Alves da Luz 1’49”17
3º lugar – Gessica Mueller Garcia 1’51”49
1º lugar – Rodrigo Cesar Boufet 34’28
2º lugar – Joel Saraiva Carvalho 37’43
3º lugar – Gean Stroger 40’07
1º lugar – Francieli Storch 47’03
2º lugar – Lisete Hermes 48’54
3º lugar – Joeci Willms 49’04
1º lugar – Tales Matheus Rachor 16’54
2º lugar – Netiele Peterson da Silva 17’41
3º lugar – Jonathan Wiesel 17’59
1º lugar – Maiara Cristina Kessler 21’42
2º lugar – Adriane Loy Gabriel 22’37
3º lugar – Luana Weiss 24’16
*Todos os atletas que completaram a prova receberam medalha de participação
LEIA MAIS SOBRE ESPORTES NO GAZ
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
This website uses cookies.