Esportes

Rústica e Meia Maratona têm edições confirmadas para 2026; veja quando

A 18ª Rústica Estadual e 7ª Meia Maratona de Santa Cruz do Sul foram realizadas na manhã desse domingo, 28. As largadas ocorreram às 7 horas (21 quilômetros), 7h45 (10 quilômetros) e 7h50 (5 quilômetros) da frente da Rua Galvão Costa. Mais de 480 atletas competiram em diferentes categorias no evento, que integra o Circuito Municipal de Esportes e é alusivo aos 147 anos do Município.

Responsável por distribuir as medalhas aos vencedores das diferentes categorias, o secretário municipal de Esportes e Lazer de Santa Cruz do Sul, Daiton Mergen, avalia que o evento valoriza não somente o município, mas também o esporte ao receber 485 atletas de diferentes regiões do Rio Grande do Sul. “O Circuito Municipal de Esportes tem essa característica de diversificar as modalidades. Acredito que o sucesso está consolidado, pelo grande número de pessoas felizes aqui hoje.”

LEIA MAIS: Conheça os vencedores da 18ª Rústica e 7ª Meia Maratona de Santa Cruz

Publicidade

Já o gestor de Eventos Esportivos da Gazeta Grupo de Comunicações, Alexandre Cruxen, enfatizou a organização e a participação expressiva da comunidade. “Tivemos tempo agradável, um bom trajeto, sinalização, hidratação e um apoio fundamental dos nossos parceiros. É um evento que cresce e se torna cada vez mais sólido.”

De antemão, Cruxen já convida a todos para a edição do próximo ano, que ainda não tem data definida, mas será novamente na semana do aniversário de Santa Cruz do Sul.

Apesar da chuva, clima foi considerado ideal

Em razão da chuva, a posição da largada e chegada foi modificada, sendo posicionada em frente ao pórtico do Parque da Oktoberfest e não na via, como estava inicialmente previsto. O balizamento do trânsito e o acompanhamento dos atletas foram feitos por equipes da Guarda Municipal e militares do 7º Batalhão de Infantaria Blindado (7º BIB), além do staff do evento.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Atividade no fim de semana propõe repensar a relação da cidade com os meios de transporte

Apesar de parecer um clima adverso, a garoa fina, a temperatura amena e a umidade elevada são consideradas ideais pelos atletas para a prática da corrida. Vencedor da Meia Maratona na categoria Geral Masculino, Felipe Fagundes classificou o trajeto como desafiador em razão das subidas. “Mesmo assim consegui fazer força e vencer. Quero agradecer também a quem estava nas ruas assistindo e apoiando, e parabenizar todos que se desafiaram nos 21 quilômetros.”

Felipe classificou trajeto como desafiador | Foto: Inor Assmann

Na categoria Geral Feminino, Juliana Lacerda levou a medalha de ouro. Natural de Encruzilhada do Sul, ela também citou as subidas como uma dificuldade a mais, mas conseguiu superar os próprios limites e venceu com o tempo de 1h44. “É a segunda vez que participo do evento e gosto muito do percurso daqui. Foi uma grande vitória e eu agradeço a oportunidade de estar correndo, uma coisa que eu amo muito.”

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Inter-Regional do Enart movimenta Venâncio Aires no fim de semana

Odete Maus, de 69 anos, recebeu o troféu de atleta feminina mais experiente a participar do evento. Com mais de uma década de dedicação à corrida, ela garante que o esforço é em prol da saúde e da qualidade de vida, além de ser um hobby. “A gente precisa se manter em movimento para evitar as doenças.”

Odete foi a competidora mais experiente do evento. Ela corre há mais de uma década | Foto: Inor Assmann

Terli Tatsch, com 70 anos e mais de 960 provas concluídas, colocou mais uma no currículo e destaca a importância da atividade física. “O que me faz correr é a saúde e incentivar a juventude. Para quem já pratica, continue; para quem ainda não corre, sempre é hora de começar.”

Publicidade

Outro destaque foi o atleta paraplégico Jeferson Cardoso, de 42 anos. Ele contatou a organização e foi autorizado a participar com uma handbike, um tipo de bicicleta em que os pedais são movimentados com as mãos. “Participo sempre que sou autorizado. Hoje tive a honra de estar presente e espero que abram também para outros atletas no futuro.” Ele recebeu uma medalha pela iniciativa e foi muito aplaudido, por se tratar de uma inspiração para todos.

Jeferson Cardoso fez o percurso com uma handbike e inspirou os demais participantes | Foto: Inor Assmann

LEIA TAMBÉM: Aerolíneas Argentinas retoma cinco voos semanais entre Porto Alegre e Buenos Aires

Assinatura

Os eventos são promovidos pela Rádio Gazeta FM 107,9, com divulgação da Gazeta Grupo de Comunicações e apoio de Germani Alimentos, Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo, Município de Santa Cruz do Sul e FotoMix. O patrocínio é de Excelsior Alimentos, Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Radson e Grupo Passarela.

Publicidade

Confira os vencedores

  • Meia Maratona – 21 quilômetros – Masculino Geral

1º lugar – Felipe Fagundes 1’17”42
2º lugar – Alysson Silva da Trindade 1’18”43
3º lugar – Jardel Marcos Lara 1’20”05Play Video

  • Meia Maratona – 21 quilômetros – Feminino Geral

1º lugar – Juliana Birreik Lacerda 1’44”13
2º lugar – Aline Alves da Luz 1’49”17
3º lugar – Gessica Mueller Garcia 1’51”49

  • Rústica – 10 quilômetros – Masculino Geral

1º lugar – Rodrigo Cesar Boufet 34’28
2º lugar – Joel Saraiva Carvalho 37’43
3º lugar – Gean Stroger 40’07

  • Rústica – 10 quilômetros – Feminino Geral

1º lugar – Francieli Storch 47’03
2º lugar – Lisete Hermes 48’54
3º lugar – Joeci Willms 49’04

  • Rústica – 5 quilômetros – Masculino Geral

1º lugar – Tales Matheus Rachor 16’54
2º lugar – Netiele Peterson da Silva 17’41
3º lugar – Jonathan Wiesel 17’59

  • Rústica – 5 quilômetros – Feminino Geral

1º lugar – Maiara Cristina Kessler 21’42
2º lugar – Adriane Loy Gabriel 22’37
3º lugar – Luana Weiss 24’16

*Todos os atletas que completaram a prova receberam medalha de participação

LEIA MAIS SOBRE ESPORTES NO GAZ

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Iuri Fardin

Iuri Fardin é jornalista da editoria Geral da Gazeta do Sul e participa três vezes por semana do programa Deixa que eu chuto, da Rádio Gazeta FM 107,9. Pontualmente, também colabora nas publicações da Editora Gazeta.

Share
Published by
Iuri Fardin

This website uses cookies.