ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Saiba como o “RG” do seu celular pode ajudar a polícia

ads3

ads4

Um código numérico, único em cada celular, pode ser uma das chaves para a diminuição dos casos de furto de aparelhos. Conhecido como Imei, o número funciona como um RG do telefone e vem sendo solicitado pela Brigada Militar de Santa Cruz do Sul durante as abordagens, a exemplo do que já acontecia com o documento de identidade.

Se o aparelho for roubado ou furtado e o dono tiver informado o código no momento de registrar a ocorrência, a polícia pode apreender o celular e a pessoa que estiver com ele pode responder por receptação. “A ideia de usar o Imei começou com a Polícia Militar de São Paulo, após a Anatel lançar o programa Celular Legal, em dezembro de 2017. No ano passado nós tivemos acesso ao sistema aqui na região, mas, para que seja efetivo, as pessoas precisam saber o código e informálo à polícia”, explica o capitão Rafael Menezes, comandante da 1ª e 2ª companhias do 23º Batalhão de Polícia Militar de Santa Cruz do Sul.

ads6 Advertising

Publicidade

O código serve ainda para verificar se o aparelho é homologado pela Anatel. Celulares que são comprados fora do País podem apresentar irregularidades quanto à homologação. 

COMO ENCONTRAR O IMEI 
 

ads7 Advertising

Publicidade

A recomendação da polícia é ter o código anotado em um local seguro, fora do celular. Assim, se houver o furto ou roubo do aparelho, a vítima terá o número em mãos para informar no registro da ocorrência e pedir à operadora que faça o bloqueio. Com o Imei bloqueado o celular se torna inutilizável, mesmo se for formatado, tiver o chip trocado ou mudar de operadora.

Como consultar a regularidade de um celular

ads8 Advertising
“Consulte sua situação”. Celulares com mais de um chip têm mais de um Imei, sendo necessário verificar todos eles. 
 

Publicidade

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta