Colunistas

Saiba mais sobre o Monumento da Liberdade, na Praça da Bandeira

Nesta semana que antecede as comemorações do 7 de Setembro, vamos destacar um dos símbolos mais emblemáticos de Santa Cruz do Sul em homenagem à Independência do Brasil. Trata-se do Monumento da Liberdade, na Praça da Bandeira. Muitas vezes, passamos em frente e não nos damos conta da beleza, da riqueza de detalhes e da importância histórica.

Em 1922, quando o Brasil comemorou os 100 anos da separação de Portugal, o município realizou vasta programação alusiva ao acontecimento. Entre elas, no dia 1º de setembro, o intendente Gaspar Bartholomay fez o lançamento da pedra fundamental do Monumento da Liberdade. Para a localização, foi escolhida a então Praça do Carvalho, em frente ao edifício da Intendência (hoje Prefeitura), em ponto que permitisse a fácil contemplação por quem transitasse pela Rua Marechal Floriano.  

LEIA TAMBÉM: Relembre a história do primeiro jogo do Foot-Ball Santa Cruz

Publicidade

Para a criação da obra, foi contratado o escultor italiano Giuseppe Gaudenzi, professor da Escola de Engenharia de Porto Alegre. A execução ficou a cargo do Atelier de Esculturas e Galvanoplastia de João Vicente Friederich, de Porto Alegre. Os trabalhos demandaram dois anos, ocorrendo a inauguração em 7 de setembro de 1924.

As obras de arte foram fundidas em bronze. No topo, está uma figura alegórica que simboliza a Liberdade. Na mão direita, estendida para o alto, ela ostenta uma luz à guisa de archote. Além dos quadros e placas com dizeres e desenhos alusivos à Independência, afixados em granito, o monumento possui quatro hermas. De frente para a Rua Marechal Floriano, está a de Dom Pedro I. Para a 7 de Setembro, encontra-se a de José Bonifácio, e, para a Rua Borges de Medeiros, a de Gonçalves Ledo. O busto de Tiradentes fica voltado para o Palacinho.

Pesquisa: Arquivo da Gazeta do Sul

Publicidade

LEIA MAIS TEXTOS DE ZÉ BOROWSKY

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.