ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Saiba quem são os candidatos a governador do Rio Grande do Sul

ads3

ads4

A Justiça Eleitoral recebeu pelo menos 28 mil registros de candidaturas para as eleições de outubro. A campanha começou nessa terça-feira, 16.Foram recebidos 12 registros de candidaturas à Presidência e 12 a vice-presidente; 223 para governador e vice-governador, 231 para senador, 10.238 para deputado federal, 16.161 para deputado estadual e 591 para deputado distrital. No Rio Grande do Sul, onze candidatos concorrem ao cargo.

Confira lista completa:

Argenta (PSC)

Roberto Argenta, de 69 anos, é empresário, foi vereador e prefeito de Igrejinha, além de deputado federal eleito pelo Rio Grande do Sul. Nascido em Gramado, é filho de pequenos agricultores, foi seminarista em Gravataí e formou-se em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Há 46 anos, iniciou a Calçados Beira Rio S.A. em Igrejinha, nas margens do Rio Paranhana, motivo que deu origem ao nome da empresa. A candidata a vice é a servidora pública municipal Nívea Rosa, de 46 anos.

ads6 Advertising
Propagandas eleitorais: saiba o que é proibido e como denunciar irregularidades

Publicidade

Carlos Messalla (PCB)

Carlos Messalla Lima da Rosa, de 46 anos, nasceu em Gravataí e mora em Porto Alegre. Servidor público federal, trabalha nos Correios. Ex-dirigente do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios, é militante do PCB e da Unidade Classista. Foi candidato a vereador de Porto Alegre em 2020 pelo PCB. O candidato a vice na chapa é o servidor público aposentado Edson Canabravo, de 78 anos.

Edegar Pretto (PT)

João Edegar Pretto, de 51 anos, formado em gestão pública, foi presidente da Assembleia do Rio Grande do Sul e três vezes deputado estadual. É natural de Miraguaí. O vice na chapa é o vereador de Porto Alegre Pedro Ruas, de 66 anos, do Psol.

ads7 Advertising
Saiba quem são os candidatos à Presidência nas eleições 2022

Publicidade

Eduardo Leite (PSDB)

Bacharel em direito pela Universidade Federal de Pelotas, o tucano de 37 anos estudou também gestão pública na Universidade de Columbia, nos EUA, e fez mestrado em gestão e políticas públicas na Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo. Foi presidente da Câmara dos Vereadores e prefeito de Pelotas. Em 2018, foi eleito governador do Rio Grande do Sul, aos 33 anos de idade. O candidato a vice na chapa, Gabriel Souza, do MDB, de 38 anos, foi eleito deputado estadual em 2014 e 2018.

Luís Carlos Heinze (Progressistas)

É produtor rural e engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Heinze, de 71 anos, já foi prefeito de São Borja e está no quinto mandato como deputado federal. Concorre pela coligação PRTB/PP/PTB. Também foi professor no Colégio Estadual de São Borja. A candidata a vice na chapa é a psicóloga Tanise Sabino, de 42 anos, do PTB.

ads8 Advertising
Campanha eleitoral começa nesta terça nas ruas do país

Publicidade

Onyx Lorenzoni (PL)

Gaúcho de Porto Alegre, Onyx Lorenzoni, de 67 anos, é médico veterinário, foi duas vezes deputado estadual no Rio Grande do Sul e está no quinto mandato como deputado federal. Foi ministro da Casa Civil e do Trabalho e Previdência Social. Concorre a governador pela chapa Republicanos/Patriota/Pros/PL. A vice na chapa é a professora Cláudia Jardim, de 40 anos, do mesmo partido.

Paulo Roberto (PCO)

O estudante Paulo Roberto Silveira Pedra Júnior, de 39 anos, concorre pela primeira vez a uma vaga eletiva. O candidato a vice-governador, segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul, é  Mário César Zettermann Berlese Filho, do mesmo partido.

LEIA TAMBÉM: TSE divulga cálculo para distribuição de tempo no horário eleitoral gratuito

Publicidade

Rejane de Oliveira (PSTU)

Tem 61 anos, é professora aposentada da rede estadual de ensino público do Rio Grande do Sul. Foi presidente do sindicato dos professores e membro da Executiva Estadual e Nacional da Central Sindical e Popular. Se candidata pela primeira vez a um cargo eletivo. A candidata a vice é a servidora pública aposentada Vera Rosane de Oliveira, de 57 anos, do mesmo partido.  

Ricardo Jobim (Novo)

Natural de Santa Maria, é advogado, especialista em negociação e direito médico, com atuação em direito penal. É sócio do Jornal Diário de Santa Maria. É secretário-geral da Associação Rural de Santa Maria e foi presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção de Santa Maria. O advogado Rafael Dresch, de 46 anos, é o candidato a vice.

LEIA TAMBÉM: Maioria do eleitorado brasileiro ainda é feminina

Publicidade

Vicente Bogo (PSB)

Nascido em Rio do Oeste, Santa Catarina, tem 65 anos, é graduado em filosofia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Dom Bosco, e pós-graduado em educação. Licenciou-se, ainda, em Ciências e Matemática e fez mais duas pós-graduações: uma em filosofia política e outra em sociologia. Foi professor, deputado federal constituinte, e presidente da Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul. A vice na chapa é a professora de ensino médio Josi Paz, de 43 anos. 

Vieira da Cunha (PDT)

Nascido em Cachoeira do Sul, tem 62 anos e é formado em direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Promotor de Justiça do estado, foi eleito vereador de Porto Alegre, deputado estadual, presidente da Assembleia Legislativa e deputado federal por duas vezes. Foi presidente nacional do PDT e secretário de Educação do Rio Grande do Sul. Concorre pela chapa PDT/Avante. A vice é a professora Regina Costa dos Santos, de 39 anos. 

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE POLÍTICA

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta