Categories: Esportes

Santa Ciclismo conquista resultados positivos neste começo de ano

O ano de 2015 mal começou e o grupo Santa Ciclismo já tem motivos de sobra para comemorar. Um dos seus integrantes, o atleta Henrique Rabuske, foi o campeão na categoria infanto da nona edição da Volta do Futuro, realizada no município de São Carlos, em São Paulo. Além desse importante título nacional, a equipe de competição que representa o clube santa-cruzense obteve ótimos resultados na segunda etapa do Campeonato Gaúcho de Ciclismo, encerrada no começo deste mês, com os primeiros lugares nas categorias infanto, juvenil e feminina.

Os títulos acima apenas dão sequência ao retrospecto positivo que o Santa Ciclismo tem obtido nos últimos anos. Segundo o vice-presidente do grupo, Giovani Faccin, a equipe de competição tem conquistado os primeiros lugares em todos os certames de que participa. “No Super Campeonato Gaúcho de Ciclismo, realizado ano passado, recebemos o troféu de melhor equipe e tivemos excelentes resultados individuais”, comemora. Três dos integrantes venceram em suas categorias e outros 23 ciclistas se destacaram com seus resultados.

Porém, um dos destaques do grupo é o fato de não valorizarem apenas a parte esportiva entre seus competidores. “Os mais novos têm um acompanhamento escolar, para não deixarem a educação de lado. Apenas podem competir se estiverem bem na escola”, ressalta Faccin. E não para por aí: o Santa Ciclismo tem mais de 300 integrantes que realizam passeios, trilhas e eventos semanais pela região, valorizando a saúde e os benefícios de andar de bicicleta. “Temos pelo menos 20 integrantes competidores, que entram em todas as provas de que participam para ganhar. Mas essa é só uma parte do nosso trabalho. O grupo não para de crescer e estamos desenvolvendo vários projetos sociais, culturais e esportivos.”

Publicidade

Apenas em 2014 o clube realizou diversas ações junto à comunidade santa-cruzense, aumentando mais ainda sua ligação com a cidade. “Há seis anos, já promovemos oficinas de trânsito para um bom ciclista em escolas do município. Além disso, em 2014 tivemos nove palestras em colégios públicos, priorizando a educação no trânsito e ensinando os primeiros passos aos alunos”, explica o vice-presidente. Outras atividades também merecem destaque, como o Pedal do Carinho, em que os ciclistas do grupo coletam donativos para doações a pessoas necessitadas, a cargo da Prefeitura. Também há o Pedal Cultura. No ano passado, 1,4 mil livros foram coletados e doados a bibliotecas de escolas, hospitais e à Associação de Amparo aos Necessitados (Asan).

Ciclovia e bicicletas no Lago Dourado

Outra frente defendida pelo grupo Santa Ciclismo é a valorização da bicicleta. Por isso, os integrantes buscam sempre apoio junto à Prefeitura para projetos que possam melhorar a vida dos ciclistas e da cidade em si. O principal deles, sem dúvidas, é a ciclovia. Ela já foi instalada no Distrito Industrial e deve ter continuidade ainda neste ano. Mais recentemente, o grupo participou da implantação de 15 bicicletas no Lago Dourado. E, de acordo com as estatísticas, elas são um sucesso. O ciclista Giovani Faccin conta que cerca de 220 pessoas por dia utilizam as unidades, que estão disponíveis para a comunidade de maneira gratuita.

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.