Categories: Regional

Santa Cruz do Sul adere ao movimento mundial Hora do Planeta

No próximo sábado, dia 19, as luzes do Palacinho da Praça da Bandeira, do Monumento ao Imigrante e do Parque da Cruz serão desligadas por uma hora. Santa Cruz do Sul vai participar do movimento mundial chamado de a Hora do Planeta. A iniciativa, realizada pela oitava vez no Brasil é promovida pela organização ambientalista WWF-Brasil e hoje é considerado o maior ato simbólico contra as mudanças climáticas no planeta.

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, Raul Fritsch, a participação da esfera pública apagando as luzes de monumentos e prédios públicos, é uma forma de despertar a consciência dos cidadãos para que sigam o exemplo e reflitam sobre os impactos e consequências das alterações climáticas. “´É um ato importante para pensarmos como seria o mundo na escuridão. Como representantes do poder público queremos mostrar que temos essa consciência. Precisamos agir no sentido de assegurar, agora e no futuro, o uso sustentável dos recursos naturais renováveis, reduzir a poluição ambiental e o desperdício do consumo”, disse.

A prefeitura já oficializou a adesão ao movimento e das 20h30min às 21h30min deste sábado, junto a outras milhares de cidades do mundo, estará engajada na ação. Como explica Raul, os pontos escolhidos são importantes referenciais para a comunidade santa-cruzense e além de bem expostos, à noite costumam estar sempre iluminados, portanto vão chamar a atenção quando estiverem às escuras. Por razões de segurança a iluminação pública das ruas não será apagada e neses locais será solicitado o reforço da Guarda Municipal.

Publicidade

No Rio Grande do Sul, além de Santa Cruz do Sul, até a data de hoje, estão inscritos também os municípios de Porto Alegre, Farroupilha, São Leopoldo, Montenegro, Guaporé, Caxias do Sul, Dom Pedrito, Erechim, Canela e Gramado. Para acompanhar os estados e municípios participantes da iniciativa e também para obter mais informações sobre a Hora do Planeta, basta acessar o endereço eletrônico www.wwf.org.br/horadoplaneta

O movimento – Desde sua primeira edição, em março de 2007, em Sidney, na Austrália, a Hora do Planeta, conhecida mundialmente como Earth Hour, não parou de crescer e tornou-se um evento global, envolvendo um bilhão de pessoas em mais de 5 mil cidades de 152 países. Alguns dos mais conhecidos monumentos mundiais, como as pirâmides do Egito, a Torre Eiffel em Paris, a Acrópole de Atenas e até mesmo a cidade de Las Vegas (EUA) já ficaram no escuro durante sessenta minutos.

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.