O prefeito Telmo Kirst assinou um decreto de situação de emergência no sábado, 26, e a divulgação aconteceu na tarde desta segunda-feira, 28. A ação foi tomada por conta da escassez de combustíveis em Santa Cruz do Sul.
O texto considera o desabastecimento dos reservatórios e o alto custo para o reabastecimento no momento, além dos problemas enfrentados para a manutenção dos serviços essenciais.
Dessa forma, as aulas da rede municipal foram suspensas, assim como o transporte escolar. As obras também foram suspensas pela necessidade de maquinário. Os serviços de saúde não foram paralisados.
A prioridade do abastecimento e transporte é a saúde, como ambulâncias, serviços de oncologia e hemodiálise. A responsabilidade pelo cumprimento e implementação é das secretarias municipais.
João Caramez Em 2010, aceitei o convite para atuar como repórter estagiário no Portal Gaz, da Gazeta Grupo de Comunicações. Era o período de expansão do site, criado em 2009, que tornou-se referência em jornalismo online no Vale do Rio Pardo. Em 2012, no ano da formatura na graduação pela Unisc, passei a integrar a equipe do jornal impresso, a Gazeta do Sul, veículo tradicional de abrangência regional fundado em 1945. Com a necessidade de versatilidade para o exercício do jornalismo multimídia, adquiri competências em reportagem, edição, diagramação e fotografia para a produção de conteúdo em texto, áudio e vídeo. Entre as funções, fui editor de País/Mundo e repórter de Geral. Atualmente, sou repórter de Esporte e produzo conteúdo para o site Portal Gaz e jornal Gazeta do Sul. Integro a mesa de debatedores do programa 'Deixa Que Eu Chuto', da Rádio Gazeta FM 107,9, desde 2018. Em 2021, concluí uma pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios pela Ulbra.