Uma semana antes do término da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, Santa Cruz do Sul ultrapassou a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde. Dados divulgados nesta quinta-feira, revelam que 83,37% do público-alvo, ou seja, um contingente de 35.310 pessoas já está imunizado contra a doença.
Além de Santa Cruz do Sul, Candelária e Pantano Grande foram os primeiros municípios da 13ª CRS a atingir o percentual estipulado, em âmbito geral. Dos grupos prioritários, o de pessoas com comorbidades é o que mais tomou a vacina, perfazendo 92,29% de imunizados. Em segundo lugar estão as puérperas, com 91,54% e, em terceiro, os trabalhadores de saúde, com 84,13%.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Henrique Hermany, o fato de o município ter alcançado com bastante antecedência a meta prevista, deve-se a um conjunto de fatores, dentre os quais a ampliação das Estratégias de Saúde da Família, a inauguração de novas unidades básicas, a existência de projetos focados na prevenção como o Saúde na Maturidade, ao horário estendido dos postos Arroio Grande, Avenida e Bom Jesus e ao comprometimento das equipes de enfermeiros e técnicos de enfermagem. “Até o dia 20 nossa meta agora é vacinar 100% do público-alvo”, afirmou.
Publicidade
A procura pela vacina segue tranquila nos pontos de vacinação. Ainda não fecharam a meta parcial, ou seja por grupo prioritário, as gestantes, que estão com índice de 57,19%; crianças menores de cinco anos, com 74,45% e a população privada de liberdade, com 74,02%. De acordo com a Vigilância Epidemiológica, até o momento, Santa Cruz do Sul possui 43 notificações por casos suspeitos de gripe, quatro casos confirmados e nenhum óbito. Aguardam identificação 28 casos.
This website uses cookies.