Geral

Santa Cruz é o segundo melhor município do Brasil em liberdades individuais, mostra pesquisa

Santa Cruz do Sul está entre os municípios do Brasil em que as pessoas mais estão livres para fazer as suas próprias escolhas. Ao menos, isso é o que indica o levantamento do Índice de Progresso Social (IPS) Brasil, que na edição de 2025 da pesquisa, colocou Santa Cruz do Sul como a segunda melhor cidade do país no quesito “Liberdades individuais e de escolhas”.

O estudo apontou uma nota de 70,06 nesse aspecto para a cidade-polo do Vale do Rio Pardo, enquanto a média nacional foi de 57,26. No País, Santa Cruz só fica atrás de Pedrinhas Paulista, município do interior de São Paulo com pouco menos de 3 mil habitantes.

LEIA TAMBÉM: Corredor Frey já recebe as primeiras intervenções para pavimentação

Publicidade

Para definir a nota, são levados em consideração quatro fatores: acesso à cultura, lazer e esporte; gravidez na adolescência (abaixo de 19 anos); índice de vulnerabilidade das famílias do Cadastro Único e a presença de praças e parques em áreas urbanas.

O que significam os indicadores

  • ACESSO À CULTURA, LAZER E ESPORTE
    • Definição: existência no município de promoção de eventos e equipamentos (biblioteca, teatro, centro cultural ou estruturas dos estádios etc) a fim de promover a cultura e esporte para as pessoas no município.
    • Fontes: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
  • GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA (<19 ANOS)
    • Definição: taxa de crianças e adolescentes que tiveram filhos em relação à população feminina total de até 19 anos. Idade da mãe: menor de 10 anos, 10 a 14 anos, 15 a 19 anos.
    • Fontes: Datasus/Ministério da Saúde
  • ÍNDICE DE VULNERABILIDADE DAS FAMÍLIAS DO CADASTRO ÚNICO
    • Definição: o IVCAD mede a vulnerabilidade das famílias do Cadastro Único usando 40 indicadores em 6 dimensões. Cada vulnerabilidade conta como 1, e a média dos índices das dimensões gera um resultado entre 0 e 1, quanto mais próximo de 1, maior a vulnerabilidade.
    • Fontes: CadÚnico
  • PRAÇAS E PARQUES EM ÁREAS URBANAS
    • Definição: corresponde à taxa da área de praças e parques urbanos (em hectares) em relação à população do município.
    • Fontes: Mapbiomas e IBGE, por meio dos dados sobre a “população residente em 2022”

Saiba mais

O IPS Brasil é um ranking elaborado em uma colaboração entre o Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), Fundação Avina, Centro de Empreendedorismo da Amazônia, iniciativa Amazônia 2030, Anattá – Pesquisa e Desenvolvimento, e o Social Progress Imperative. Conforme o site oficial, “o Índice de Progresso Social (IPS) é uma metodologia que avalia a qualidade de vida da população no Brasil de forma multidimensional. O IPS avalia se as pessoas têm o necessário para prosperar, indo além de métricas tradicionais e paradigmas econômicos, e permite comparar municípios, estados e regiões.”

LEIA TAMBÉM: Novas regras sobre notas fiscais entram em vigor a partir de janeiro; entenda

Publicidade

Dessa forma, é analisada a realidade socioambiental de todos os 5.570 municípios do Brasil. Essa avaliação é composta por 57 indicadores secundários, com nota de 0 a 100, por sua vez agrupados em índices para três dimensões e 12 componentes. O IPS Brasil ressalta que todos os números são avaliados por meio de dados de fontes públicas e que os itens analisados são “exclusivamente sociais, ambientais e que medem resultados, não investimentos”.

Considerando o ranking geral, com todos os componentes analisados, Santa Cruz do Sul apresenta uma pontuação de 63,08, ficando em 1.013º entre os municípios brasileiros e 128º no Rio Grande do Sul. Entre os aspectos, a cidade soma as maiores notas em “Moradia” (82,99), “Água e saneamento” (82,41) e “Acesso à informação e comunicação” (74,5). Por outro lado, merecem atenção os quesitos “Inclusão social” (23,18), em que Santa Cruz fica entre os 30 municípios com menor nota no Brasil; e “Direitos individuais” (33,22).

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.