A terra da Oktoberfest cede espaço, mais uma vez, para o tradicionalismo. A 27ª Festa Campeira do Estado (Fecars) começa hoje em Santa Cruz do Sul e “abre cancha” para a disseminação dos costumes e das tradições do povo gaúcho. Depois de passar por municípios como Viamão, Campo Bom e Canoas, o evento chega ao município e, a exemplo do Encontro de Artes e Tradição (Enart), vem com a premissa de se tornar atração fixa da 5ª Região Tradicionalista. A programação que segue até o próximo domingo traz ao município provas de laço, rédea, chasque, gineteada e vaca parada, além da bocha e do jogo de truco. De acordo com os organizadores, a expectativa é que até 40 mil pessoas circulem pelos campos do Parque de Eventos, localizado no quilômetro 132 da BR-471.
Conforme o presidente da comissão organizadora, Tibicuera de Almeida, a Fecars tem como objetivo promover o intercâmbio por meio das lides campeiras, integrando os participantes de todas as 30 regiões tradicionalistas do Rio Grande do Sul. “Estamos muito felizes de poder realizar o evento em Santa Cruz. Além de ser um município que permite uma fácil logística para os participantes, só tenho a elogiar a organização e a estrutura disponibilizadas”, afirma. Cerca de cem pessoas trabalharam durante três meses para deixar tudo pronto para o fim de semana.
Dentre as melhorias executadas no parque estão a limpeza nas áreas de acampamento, revisão da fiação elétrica, instalação de mais pontos de luz, troca das caixas-d’água e reformas nos banheiros. Áreas destinadas às disputas, como as pistas de laço, também receberam novo madeirame e pavimentação de areia. A instalação de um minisupermercado deve facilitar a rotina dos campistas no parque. “O estabelecimento terá desde produtos de higiene e alimentação até objetos como lâmpadas e fios”, informa o presidente. Uma praça de alimentação e um restaurante igualmente estarão disponíveis. O acesso ao Parque de Eventos será gratuito, porém somente credenciados ao evento podem ingressar de carro. Para os visitantes, um estacionamento será disponibilizado pelo valor de R$ 10,00 a diária. Nesta edição, não haverá ônibus urbano que se desloque até o local.
Publicidade
Almeida não esquece de destacar a realização do 16º Seminário de Cultura Campeira, no sábado, concomitante à Fecars. Interessados em se inscrever devem procurar os organizadores assim que se deslocarem ao parque. Com o tema Lides do Gaúcho, as palestras e oficinas abordarão a afiação de faca e o preparo do charque e do churrasco.
Regras devem ser respeitadas
Organizado pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), 5ª Região Tradicionalista, Associação Tradicionalista Santa-Cruzense (ATS) e Prefeitura, o regulamento do evento proíbe a audição e execução de músicas que não sejam tradicionalistas durante a 27ª Fecars. Outra restrição é a utilização de equipamentos sonoros que ultrapassem o limite de 80 decibéis. Segundo o presidente da festa, Tibicuera de Almeida, a Guarda Municipal estará circulando pelo local portando decibelímetros com a intenção de coibir esse tipo de problema. Caso sejam descumpridas as regras, ele ressalta que o participante será convidado a se retirar. O horário de silêncio, a partir da meia-noite, também deve ser respeitado.
Publicidade
Investimento
Além dos R$ 270 mil concedidos para a realização da Festa Campeira, a Prefeitura apostou na revitalização de outras instalações do parque a fim de manter os investimentos para os demais rodeios que estão por vir em 2015. Conforme o secretário de Turismo, Ciência e Tecnologia, César Cechinato, essa foi a maior destinação de recursos para um evento no município. “Desde segunda-feira já estão sendo montados acampamentos no local, o que já demonstra boa participação de público. Temos certeza que Santa Cruz do Sul se coloca agora como a capital do tradicionalismo.”
Programação
Publicidade
Hoje
9 horas – Recepção e credenciamento
14 horas – Recepção da chama crioula no parque
15 horas – Laço Narrador
Laço Conselheiro MTG
Laço Executivo Municipal (exclusivo a prefeitos e vice-prefeitos)
20 horas – Reunião da Diretoria Campeira com responsáveis pelas RTs
Amanhã
7h30 – Abertura e apresentação das delegações
9h30 – Início das provas campeiras
20 horas – Congresso técnico dos esportes
23 horas – Espetáculo artístico
Sábado
7h30 – Continuação das provas de laço
8 horas – Inicio dos jogos tradicionais: truco cego, truco de amostra, jogo do solo, jogo da tava, bocha campeira, bocha 48, tetarfe
8 horas – Seminário de Cultura Campeira
13 horas – Vaca parada: Bonequinha – Prendinha – Piazinho – Piazito
Publicidade
Domingo
7h30 – Final das provas campeiras
8 horas – Final das provas esportivas
9 horas – Final laço vaca parada
9 horas – Solenidade de encerramento e entrega dos troféus
This website uses cookies.