Esportes

Santa Cruz na rota do tênis mundial: cidade vai reunir atletas de 23 países

Santa Cruz do Sul se prepara para viver um momento histórico no esporte e no turismo. Pela primeira vez em 115 anos, o Tênis Clube Santa Cruz sediará um torneio internacional oficial da Federação Internacional de Tênis (ITF). O Santa Cruz Open, de nível M25, acontece entre os dias 3 e 9 de novembro, com entrada franca e expectativa de público de cerca de 20 mil pessoas ao longo da semana.

A competição faz parte do Circuito Banco BRB/Engie de tênis profissional e reunirá atletas de mais de 23 países, incluindo Rússia, Ucrânia, Itália, Estados Unidos, Austrália, Marrocos, França, Chile e Argentina, colocando o município definitivamente na rota dos grandes torneios internacionais realizados no Brasil. As partidas acontecerão diariamente, das 10 às 22 horas, com transmissão ao vivo pela NSports para o mundo todo.

LEIA MAIS: Tênis Clube Santa Cruz vai receber torneio internacional pela primeira vez

Publicidade

O torneio será exclusivamente masculino e contará com 64 atletas no qualifying, disputando 32 duelos, além de uma chave principal com outros 64 jogadores — entre eles, classificados da fase prévia — e uma chave de duplas com 32 tenistas. A premiação total é de 30 mil dólares.

Além das partidas, a programação do Santa Cruz Open inclui uma atividade de inclusão com alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), reforçando o compromisso social do evento.

Para o presidente do Tênis Clube Santa Cruz, Álvaro Fontoura, a realização do torneio marca um novo capítulo na história do esporte local. “Teremos atletas de diversos países e a presença de um público expressivo, o que nos enche de orgulho. É uma satisfação muito grande ver Santa Cruz do Sul inserida no circuito mundial do tênis”, destacou.

Publicidade

LEIA MAIS: Dudu Ribeiro é o grande campeão do Santa Cruz Open

Entre os destaques da competição está o tenista santa-cruzense Eduardo Ribeiro, de 27 anos, que recentemente conquistou o título do ITF M25 do Rio de Janeiro. “Ter um atleta da casa em um torneio desse porte torna tudo ainda mais especial”, completou Fontoura.

A secretária municipal de Turismo, Jaqueline Marques, destacou o impacto positivo do evento para projetar ainda mais o município do Vale do Rio Pardo no cenário nacional e internacional. “Santa Cruz está pronta para o mundo e o mundo está descobrindo o melhor de Santa Cruz do Sul. Esse evento vai movimentar nossa economia, fortalecer o turismo e valorizar o trabalho que temos realizado para consolidar Santa Cruz como referência em grandes eventos, hospitalidade e qualidade de vida ”, ressaltou.

Publicidade

LEIA MAIS SOBRE ESPORTES NO GAZ

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

João Caramez

Em 2010, aceitei o convite para atuar como repórter estagiário no Portal Gaz, da Gazeta Grupo de Comunicações. Era o período de expansão do site, criado em 2009, que tornou-se referência em jornalismo online no Vale do Rio Pardo. Em 2012, no ano da formatura na graduação pela Unisc, passei a integrar a equipe do jornal impresso, a Gazeta do Sul, veículo tradicional de abrangência regional fundado em 1945. Com a necessidade de versatilidade para o exercício do jornalismo multimídia, adquiri competências em reportagem, edição, diagramação e fotografia para a produção de conteúdo em texto, áudio e vídeo. Entre as funções, fui editor de País/Mundo e repórter de Geral. Atualmente, sou repórter de Esporte e produzo conteúdo para o site Portal Gaz e jornal Gazeta do Sul. Integro a mesa de debatedores do programa 'Deixa Que Eu Chuto', da Rádio Gazeta FM 107,9, desde 2018. Em 2021, concluí uma pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios pela Ulbra.

Share
Published by
João Caramez

This website uses cookies.