Embora tenha conseguido a classificação, o Santa Cruz não vai jogar o Gauchão Sub-17 A1 em 2026. O congresso técnico da categoria ocorreu nessa quarta-feira, 4, na sede da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), em Porto Alegre. O torneio inicia no dia 15 de março e vai até 20 de junho. Em parceria com o Genoma Santa Cruz, o Galo foi vice-campeão da Série A2 no ano passado. No entanto, dificuldades financeiras impedem o time carijó de participar da competição estadual.
Em nota assinada pelo presidente Henrique Hermany e o diretor de futebol de base, Sidney Lopes, o Santa Cruz esclarece que a decisão de não confirmar a participação no Gauchão Sub-17 A1 de 2026 foi tomada de forma responsável, planejada e exclusivamente por critérios orçamentários, após análise detalhada da situação financeira do clube. “A participação representa um custo significativamente maior, o que inviabilizou a confirmação dentro dos prazos estabelecidos pela Federação”, disse o documento.
LEIA TAMBÉM: Ceisc União Corinthians enfrenta o Rio Claro e quer vitória fora
Publicidade
O Galo afirma ainda que a decisão não representa o encerramento ou desvalorização do trabalho de base. “O clube está reestruturando seu projeto com foco no aproveitamento dos atletas formados, na profissionalização gradual dos jovens e na criação de um novo calendário esportivo, mais integrado à equipe profissional”, frisa a nota.
A diretoria estuda a formação de uma equipe Sub-19, que permitirá contemplar atletas do Sub-17, jovens que estouraram a idade da categoria e, principalmente, criar uma ponte direta com o elenco profissional, que disputará a Divisão de Acesso no segundo semestre. “Esse modelo favorece a utilização de um número expressivo de atletas locais e oriundos da base, ampliando oportunidades reais de desenvolvimento e visibilidade”, ressalta o clube carijó.
“NOTA OFICIAL – CATEGORIAS DE BASE | FUTEBOL CLUBE SANTA CRUZ
Publicidade
O Futebol Clube Santa Cruz esclarece que a decisão de não confirmar a participação no Gauchão Sub-17 A1 de 2026 foi tomada de forma responsável, planejada e exclusivamente por critérios orçamentários, após análise detalhada da situação financeira do clube.
O Santa Cruz vem de um ano financeiramente desafiador e, neste momento, opta por preservar sua sustentabilidade, evitando compromissos que extrapolem o orçamento disponível. A participação no Gauchão Sub-17 A1 representa um custo significativamente maior, o que inviabilizou a confirmação dentro dos prazos estabelecidos pela Federação.
Importante destacar que a decisão não representa o encerramento ou desvalorização do trabalho de base. Pelo contrário: o clube está reestruturando seu projeto com foco no aproveitamento dos atletas formados, na profissionalização gradual dos jovens e na criação de um novo calendário esportivo, mais integrado à equipe profissional.
Publicidade
A diretoria estuda a formação de uma equipe Sub-19, que permitirá contemplar atletas do Sub-17, jovens que estouraram a idade da categoria e, principalmente, criar uma ponte direta com o elenco profissional, que disputa a Divisão de Acesso no segundo semestre. Esse modelo favorece a utilização de um número expressivo de atletas locais e oriundos da base, ampliando oportunidades reais de desenvolvimento e visibilidade.
O Santa Cruz reforça seu orgulho pela campanha realizada no Sub-17 em 2025, que culminou com o acesso à Série A1 da categoria, e agradece a todos os atletas, famílias, comissão técnica e apoiadores que tornaram possível a retomada do clube em uma competição oficial de base, com resultados esportivos expressivos.
Por fim, o clube ressalta que segue aberto ao diálogo e à busca por parcerias que permitam, no futuro, a ampliação de seus projetos de formação, sempre com responsabilidade, planejamento e compromisso com o crescimento sustentável do futebol do interior.
Publicidade
Henrique Hermany
PresidenteSidney Lopes
Diretor de Futebol de Base”
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE ESPORTES
Publicidade
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
This website uses cookies.