Cultura e Lazer

Santa Cruz quer fortalecer laços com a Alemanha; veja o que será feito

A movimentação gerada pelas celebrações do bicentenário da imigração alemã no Rio Grande do Sul e dos 175 anos em Santa Cruz, no ano passado, segue motivando novas ações. O objetivo é fortalecer e valorizar a história e a presença da etnia no Estado e no município. 

Nessa sexta-feira, 23, no Coworking Cultural, o coordenador estadual do bicentenário da imigração, Rafael Gessinger, se encontrou com a comissão executiva municipal dos 175 anos, representantes da Prefeitura, entusiastas e líderes ligados a movimentos da etnia no município.

Na reunião, ele apresentou projetos já realizados nos últimos dois anos e ideias que ainda serão colocadas em prática. Gessinger destacou o estabelecimento da comissão estadual pelo governo gaúcho na semana passada. Ela trabalhará os desdobramentos do bicentenário da imigração alemã, da qual faz parte. 

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Dia do Trabalhador Rural: tabaco reforça o protagonismo para a economia

Ele adiantou que entre os projetos que irão desenvolver está um programa de rádio chamado Geist, de música contemporânea pop rock alemã. Gessinger também anunciou a vinda do cineasta alemão Benjamin Wagener a Santa Cruz para conhecer e captar imagens para um documentário sobre a presença do dialeto alemão.

Ainda reforçou que, a exemplo de outros estados e municípios, Santa Cruz precisa aproveitar o potencial germânico para fortalecer os laços com a Alemanha e alcançar, em diversas áreas, cooperações e apoios. “Estamos querendo expandir, para que possa haver um alinhamento mais forte, uma aproximação em várias áreas. Na cultura, já foi iniciado um planejamento para propor parcerias no que diz respeito a arquivo público, preservação de documentos e de patrimônio”, detalhou. “Do lado alemão, eles têm também os seus interesses e pretensões. Por exemplo, passam por uma crise muito grande em mão de obra qualificada em certas áreas, como na saúde, onde faltam cuidadores de idosos e enfermeiros e algumas especialidades médicas.”

Publicidade

Rafael Gessinger trouxe ideias e projetos para fomentar a cultura alemã do município | Foto: Vanessa Behling

LEIA TAMBÉM: Jornalistas e influenciadores conferem riquezas turísticas do Vale do Rio Pardo

O vice-prefeito de Santa Cruz, Alex Knak, enfatizou que o poder público está engajado e apoiará as iniciativas para difundir a cultura alemã presente no município. “Com certeza, a vontade política é de apoiar e envolver ainda mais o poder público e a sociedade. Afinal, agregar a comunidade minimiza erros e zona de conforto”, disse. “Temos a capacidade de promover ações e tornar a cidade uma referência na cultura germânica, pois contamos com muitos lugares que precisam ser valorizados e mostrados. Vamos avançar e marcar com projetos que ficarão como legado para próximas gerações.”

O vereador Raul Fritsch lembrou do projeto de sua autoria, aprovado e sancionado, que tornou a língua alemã patrimônio cultural imaterial do município.  

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Instabilidade do tempo causa adiamento de eventos em Santa Cruz

Carta de intenções

A remodelação do Conselho de Preservação, Promoção e Difusão da Cultura Alemã está entre os primeiros passos da comissão e da Prefeitura. Com isso, sugestões apresentadas por Gessinger devem ser colocadas em prática, como realização de um simpósio anual; criação de boletins e divulgação de dados do município de forma bilíngue e aproximação de uma cidade da Alemanha, formando uma parceria de irmandade para a troca de experiências e vivências. Isso já ocorre com 14 municípios do Estado, como, por exemplo, entre Arroio do Meio e Boppard.

A secretária municipal de Turismo, Jaqueline Marques, explicou que Santa Cruz já encaminhou carta de intenções para irmandade com Karlsruhe. “É uma cidade que tem semelhanças e interesses em comum conosco, como a parte industrial e tecnológica, considerando também a economia.”

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.