ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Santa Cruz registra 134 homicídios em cinco anos

O número de pessoas assassinadas no primeiro trimestre de 2017 em Santa Cruz do Sul é idêntico ao do ano inteiro de 2007, quando 11 mortes aconteceram. No Atlas da Violência, divulgado ontem, o município aparece em segundo entre as cidades gaúchas, com população acima de 100 mil habitantes, consideradas mais pacíficas. Os dados do levantamento são referentes a 2015. Os índices registrados nos últimos anos, no entanto, apontam que Santa Cruz vem apresentando um acréscimo de mortes violentas. 

Entre 2011 e 2016 houve 134 homicídios em Santa Cruz do Sul. O número é mais que o dobro do registrado nos cinco anos anteriores, que tiveram um total de 54 casos. O ano passado alcançou o recorde de mortes: 41. A disputa pelo tráfico, que passou a envolver facções criminosas no município em 2012, é apontada pela polícia como o principal motivo para esse crescimento da violência. 

ads6 Advertising

Publicidade

Em 2016, esse índice quase dobrou. 12 municípios gaúchos – Alvorada, Canoas, Caxias do Sul, Gravataí, Guaíba, Novo Hamburgo, Pelotas, Porto Alegre, Santa Maria, São Leopoldo, Sapucaia do Sul e Viamão – tiveram índices superiores a Santa Cruz do Sul no ano passado. Por outro lado, no primeiro trimestre deste ano, conforme a Secretaria de Segurança do Estado, 11 homicídios foram cometidos em Santa Cruz. Isso representa uma redução em relação ao ano passado, quando 16 pessoas foram mortas nesse mesmo período.

O ATLAS

ads7 Advertising

Publicidade

Em primeiro lugar entre as 19 cidades gaúchas mais pacíficas ficou Bagé, com 11 homicídios. Alvorada, em 12º no ranking nacional, é considerada a cidade mais violenta do Estado. Em seguida vêm os municípios de Viamão, São Leopoldo, Canoas e Porto Alegre. Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, lidera o ranking dos menos violentos, com taxas de 3,7 para cada 100 mil habitantes.

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta