Categories: Regional

Santa Cruz sedia encontro da Cáritas

A Casa de Retiros Loyola sedia em Santa Cruz do Sul, desde essa quarta-feira, 24, a 41ª Assembleia Estadual da Cáritas Brasileira – Regional do Rio Grande do Sul. O evento, que tem como tema Missão, gestão e solidariedade a serviço da vida, busca aprofundar a reflexão sobre as novas metas da entidade, que hoje agrega mais de 15 mil voluntários em todo o Brasil. Participam do encontro cerca de 60 representantes das arquidioceses de Santa Maria, Bagé, Pelotas, Santo Angelo, Caxias do Sul, Porto Alegre, Erechim, Passo Fundo, Rio Grande e Cruz Alta e Santa Cruz, além de convidados das Pastorais Sociais e Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). 

Conforme o representante da Cáritas nacional, Luis Cláudio Mandela, durante os três dias o encontro vem debatendo questões relacionadas aos três pilares da rede: o desenvolvimento sustentável, a luta pela garantia dos direitos de jovens, crianças e populações vulneráveis, além da constante busca pela implementação da cultura da solidariedade. “Alguns exemplos dessas discussões foram o apoio às pessoas que sofreram pelas enchentes no Rio Grande do Sul”, comentou. 

Outra atividade que envolveu os participantes da assembleia foi a visita ao Bando de Sementes Crioulas na comunidade Medalha, em Passo do Sobrado. Foram apresentados conhecimentos e experiências dos agricultores chamados guardiões de sementes. Na propriedade, está em andamento um projeto apoiado pela Cáritas RS em conjunto com a Ação Social Diocesana Santa Cruz do Sul. Os produtores locais irão receber, em janeiro próximo, um biodigestor, equipamento utilizado no reaproveitamento de detritos para gerar gás e adubo. 

Publicidade

Um levantamento sobre o perfil dos voluntários da rede estadual da Cáritas também será efetuado nesta sexta-feira. Para isso, a entidade irá contar com o apoio de um grupo de acadêmicos da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) que virão ao município. “A partir desse esboço, vamos trabalhar para construir processos formativos dentro da rede e, assim, incentivar ainda mais o trabalho de voluntariado”, complementou a secretária regional Marinês Besson.

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.