Quarto encontro foi realizado em Bento Gonçalves | Foto: Rodrigo Ziebell/Ascom GVG
Para debater melhorias na educação gaúcha, o Movimento pela Educação chega à região dos Vales na próxima sexta-feira, 14. O evento, que faz parte das atividades da Assembleia Legislativa, está na quinta edição e será realizado em Santa Cruz do Sul. A temática Educação para o Desenvolvimento foi escolhida pelo presidente do parlamento, deputado Vilmar Zanchin, para nortear os trabalhos do legislativo gaúcho durante o ano de 2023.
“Estamos incluindo nosso Parlamento neste debate, contribuindo, desta forma, com a construção de políticas públicas para esta área. Este é um assunto que envolve o futuro das nossas próximas gerações e do nosso Estado, é de interesse de todos e deve ser debatido pelo conjunto de deputados”, enfatiza Zanchin.
LEIA MAIS: AL promove audiência pública sobre educação e desenvolvimento em Santa Cruz
Publicidade
Nesta edição, o painel será composto pela secretária de Educação do Rio Grande do Sul, Raquel Teixeira; pela diretora da Escola Municipal de Educação Básica Ezequiel Nunes Filho, de Esteio, Fernanda Brites Luiz; e pelo reitor da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e presidente do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), Rafael Frederico Henn. Às 10 horas, Felipe Amaral — que é diretor da plataforma de educação do Instituto Caldeira para formação e empregabilidade de talentos na nova economia, o Campus Caldeira — realiza palestra para compartilhar experiências.
Ao todo, serão realizados nove encontros do Movimento pela Educação em municípios de cada uma das Regiões Funcionais do Estado. O objetivo é observar experiências que deram certo em diferentes locais do Brasil, como Ceará, Pernambuco e São Paulo, e reproduzi-las no Rio Grande do Sul. Entre os eixos prioritários desse trabalho estão a alfabetização no tempo certo (até o término do 2º ano do ensino fundamental), o ensino médio em tempo integral com introdução à profissionalização, o fortalecimento da carreira docente e a expansão do uso da tecnologia em sala de aula.
LEIA TAMBÉM: Emef Dona Leopoldina desenvolve projeto de educação antirracista
Publicidade
“Estamos conversando com grandes referências da área da educação. Por meio das boas práticas, dos exemplos que vêm gerando bons resultados, podemos pensar em soluções aplicáveis ao Rio Grande do Sul. Nossa intenção é transformar essas ações em políticas de estado, garantindo a perenidade necessária para que as ações surtam o efeito desejado”, afirma o presidente da Assembleia, Vilmar Zanchin.
LEIA TAMBÉM: Unisc abre inscrições para interessados em viagem à Espanha
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
This website uses cookies.