ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Santa Cruz recebe nova fase de pesquisa com testes rápidos no fim de semana

ads3

Testes rápidos são aplicados para monitorar a situação nos municípios que integram a pesquisa

ads4

Uma nova etapa da pesquisa que aponta a proporção de casos de coronavírus no Rio Grande do Sul inicia neste sábado, 23, em Santa Cruz do Sul e outras oito cidades do Estado. Os entrevistadores do estudo irão de casa em casa, nos dias 23, 24 e 25 de maio, para realizar 4,5 mil testes rápidos com moradores das cidades Santa Cruz do Sul, Pelotas, Porto Alegre, Canoas, Santa Maria, Uruguaiana, Ijuí, Passo Fundo e Caxias do Sul.

“Mesmo com previsão de chuva para o Estado, os entrevistadores estarão nas ruas, realizando os testes e entrevistas domiciliares. É fundamental que as pessoas recebam os entrevistadores e participem da pesquisa. Somente com essa colaboração, o estudo poderá ter resultados precisos e colaborar com evidências científicas para estratégias de enfrentamento da pandemia”, disse a epidemiologista Mariângela Freitas Silveira, integrante da coordenação do estudo.

ads6 Advertising
Como é feito o teste rápido da pesquisa que mapeia o coronavírus em Santa Cruz

Publicidade

A pesquisa inédita, coordenada pela Universidade Federal de Pelotas em parceria com o Governo do Estado, está mapeando os casos de coronavírus e acompanhando, quinzenalmente, a velocidade de disseminação do contágio no RS. Resultados das etapas anteriores forneceram as primeiras evidências do percentual de pessoas com anticorpos para a Covid-19 na população gaúcha, apontando tendência de aumento.

Na terceira fase do levantamento, realizada entre 9 e 11 de maio, 0,22% das pessoas testadas apresentaram resultado positivo. Na primeira fase, há quase 45 dias, esse número era de 0,05%. Os dados mais recentes estimam que, para cada caso notificado, existam nove não contabilizados pelas estatísticas oficiais.

ads7 Advertising
ads9 Advertising

© 2021 Gazeta