Política

Santa Cruz vai sediar audiência sobre o Plano Plurianual do Governo Federal

A Comissão de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle da Assembleia Legislativa aprovou a realização de um encontro em Santa Cruz do Sul. A reunião no município, proposta pelo deputado estadual do PT, Pepe Vargas, vai discutir o Plano Plurianual da União. Além de Santa Cruz, também vão sediar audiências públicas sobre o tema as cidades de Gravataí, São Leopoldo, Passo Fundo e Porto Alegre.

O Plano Plurianual é o principal instrumento de planejamento orçamentário de médio prazo do Governo Federal. Ele define diretrizes, objetivos e metas da Administração Pública Federal ao contemplar despesas de capital, além daquelas relativas aos programas de duração continuada. O PPA é estabelecido por lei, com vigência de quatro anos. Ele inicia no segundo ano de mandato de um presidente e se prolonga até o fim do primeiro ano do mandato do sucessor.

LEIA TAMBÉM: Deputados gaúchos votam projeto sobre alterações no IPE Saúde nesta terça-feira

Publicidade

O plano atual foi elaborado no primeiro ano do governo Bolsonaro e vale até o fim de 2023. Já o próximo vai nortear as ações entre 2024 e 2027. A elaboração do Plano começa a partir de um projeto de lei proposto pelo Poder Executivo, que deve ser submetido ao Congresso Nacional até quatro meses antes do encerramento do primeiro ano de mandato do presidente. O novo Plano Plurianual é então avaliado e votado pelos congressistas para, em seguida, ser devolvido ainda no mesmo ano, para sanção do presidente.

O debate em Santa Cruz está programado para o dia 12 de julho, a partir das 18h30, na Câmara de Vereadores.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE POLÍTICA

Publicidade

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.