Inscritos para as provas de domingo estarão distribuídos entre a Escola Estadual Rosário e a Universidade de Santa Cruz
Caneta e documento em mãos, é hora de enfrentar mais um Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Neste domingo, 9, ocorrerá a primeira etapa, com a redação e 90 questões das provas das áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira – Inglês ou Espanhol, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação) e de Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia).
Em Santa Cruz do Sul serão 3.104 participantes, distribuídos entre a Escola Estadual Rosário (atendimento especializado) e a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Além dos moradores do município, inscritos de Vera Cruz, Vale do Sol, Sinimbu e Candelária estarão pela cidade. Na região, Rio Pardo, Venâncio Aires e Cachoeira do Sul também irão receber participantes.
LEIA MAIS: Vale do Rio Pardo tem 5,8 mil inscritos no Enem; prova começa neste domingo
Publicidade
Entre aqueles que vão marcar presença está Eduarda Ferigolo, aluna do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Ernesto Alves de Oliveira. Para ela, que deseja cursar História na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), a participação no exame faz parte da trajetória. “Faço cursinho há dois anos. Me sinto preparada, pois já passei em vestibulares de instituições federais, quando estava apenas testando. Isso me deixou mais confiante, mas minha preocupação é com a ansiedade na hora ou de ter mais concorrência esse ano.” A maior escola estadual de Santa Cruz, aliás, estará representada no Enem por alunos de sete turmas, somando aproximadamente 200 inscritos.
Já na rede privada, no Colégio Mauá serão cerca de cem estudantes realizando as provas. Segundo o coordenador pedagógico Waldy Lau Filho, apesar de intensificar a preparação na etapa final do Ensino Médio, o exame é a culminância de toda uma trajetória dentro da educação básica.
“Ele testa muito mais do que o simples domínio de tópicos curriculares. Em síntese, avalia a capacidade de compreender, interpretar, relacionar e aplicar conhecimentos em situações reais e complexas”, afirma.
Publicidade
LEIA MAIS: Saiba como usar as notas individuais do Enem 2025
O Enem é realizado pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A edição deste ano, cujas provas serão aplicadas neste e no próximo domingo, conta com 4.811.338 inscrições confirmadas. Desse total, 1.811.524 são de concluintes do Ensino Médio.
Hoje o exame é a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Publicidade
Um dado chamou a atenção nesta edição. O total de inscritos confirmados com 60 anos de idade ou mais cresceu 191% de 2022 para 2025. No período, o número de participantes nessa faixa etária passou de 5,9 mil para 17.192, sendo 3.087 no Rio de Janeiro, 2.367 em São Paulo e 1.997 em Minas Gerais.
LEIA MAIS: Conheça as regras para a prova de redação do Enem 2025 neste domingo
Já nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, o exame será aplicado em Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará. A medida foi adotada para atender os participantes desses municípios, já que a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30) ocorre em Belém no mesmo período da aplicação regular do exame.
Publicidade
Horários neste domingo*
*O Enem segue o horário de Brasília
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
This website uses cookies.