ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

São Francisco de Paula pode levar até 6 meses para se recuperar dos estragos

A previsão é de que São Francisco de Paula leve até seis meses para se recuperar dos estragos causados pelo forte temporal que atingiu o município nesse domingo, 12, de acordo com a Defesa Civil do Estado. A informação foi dada pelo tenente-coronel Jarbas Trois de Ávila, subchefe da Defesa Civil, em entrevista ao programa Governo em Rede desta quarta-feira, 15. “Estamos focando no atendimento das vítimas e na recuperação das casas. O município deu um prazo de seis meses para regularizar a situação, acreditamos que seja um período razoável para a recuperação”, afirma. 

Na opinião dele, os serranos foram acometidos por um misto de vários fenômenos adversos. A união de ventos que ultrapassaram os 100 quilômetros por hora, tempestades severas e chuvas intensas com raios atingiu pelo menos 400 residências, 200 delas completamente destruídas e o restante interditado para uso. A prefeitura decretou situação de emergência nessa terça-feira, 14. 

ads6 Advertising

Publicidade

A Defesa Civil trabalha com a constante preparação dos municípios para fenômenos climáticos. Diariamente, nove municípios são visitados pela instituição com o objetivo de orientar sobre eventos adversos. O órgão também promove o Projeto Capacitar, que atua na prevenção e preparação das comunidades. 

“É sobre nos prepararmos enquanto o tempo está bom, organizando ações para enfrentar as adversidades climáticas. Se deixarmos para descobrir o que fazer quando metade da cidade estiver sem telhado, não há tempo e fica inviável de encontrar alguma solução”, ressalta.

Publicidade

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta