Educação

Sarau incentiva a escrita e a leitura na Emef Vidal de Negreiros

Entre poemas, músicas e encenações, o bosque da Escola Municipal de Ensino Fundamental Vidal de Negreiros, no distrito de Cerro Alegre, transformou-se em um palco de criatividade na manhã dessa quarta-feira, 5. O 1º Sarau Literário reuniu estudantes do pré ao 6º ano, professores e familiares em uma celebração da arte e da palavra, com apresentações culturais e a participação especial da escritora Valquíria Ayres.

O sarau representou a culminância do Projeto Vidaler para os Anos Iniciais. A iniciativa, que começou em abril, também integrou estudantes dos Anos Finais. O projeto contou com ações como campeonato de jogos, concurso literário, criação de um podcast, exposição de trabalhos, piquenique literário e jogos, entre outras. 

LEIA TAMBÉM: Jovens conquistam prêmios com projetos inovadores de empreendedorismo rural

Publicidade

A supervisora da Vidal de Negreiros, Diana Goelzer Konzen, explicou que uma das propostas do sarau foi trabalhar o incentivo à leitura e a produção textual com os alunos. “Quem lê bem, escreve bem. A nossa proposta foi trabalhar a aprendizagem,” afirmou. Em razão disso, pretendem organizar outras edições do evento, para dar continuidade aos trabalhos de incentivo à leitura, que são realizados há anos na escola. 

Em relação à realização no bosque, a orientadora educacional Jaqueline Fusieger Rosa explicou que o local permite a exploração da criatividade nas crianças. “Traz uma mágica para a escola, todos gostam de vir.”

A partir do sarau, Jaqueline espera que os alunos evoluam no que eles já constroem dentro das salas de aula. “Aqui eles trabalham a expressão oral, que fará a diferença na vida deles depois, assim como a arte e a cultura.” 

Publicidade

Diana e Jaqueline destacaram as atividades realizadas durante o Projeto Vidaler | Foto: Rodrigo Assmann

LEIA TAMBÉM: Rosário Summit debate a tecnologia na educação nesta quinta

Participação especial

A escritora Valquíria Ayres foi a convidada especial do Sarau Literário da Vidal de Negreiros. Durante o encontro, ela apresentou algumas de suas obras e conversou com os estudantes sobre as diversas formas de expressão por meio da poesia e da escrita. Ela ressaltou a importância de exercitar a sensibilidade e a criatividade.

Valquíria também chamou atenção para o uso consciente da tecnologia, lembrando que o celular pode ser um aliado, desde que não ocupe todo o espaço destinado à imaginação e à observação do mundo ao redor.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Unisc anuncia seis novos cursos no campus de Venâncio Aires

Para a autora, atividades como o sarau são fundamentais para despertar o prazer pela leitura e pela escrita desde cedo. “A poesia pode ser uma forma de cura, de aliviar sentimentos e transformar emoções em palavras”, afirmou.

Como mensagem que gostaria de deixar aos alunos, Valquíria reforçou o papel essencial dos professores no incentivo à produção literária. Afirmou que os alunos devem compartilhar seus textos e confiar em quem os orienta nesse processo criativo.

Publicidade

Valquíria Ayres apresentou suas poesias durante o evento | Foto: Rodrigo Assmann

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE EDUCAÇÃO

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Lavignea Witt

Me chamo Lavignea Witt, tenho 25 anos e sou natural de Santiago, mas moro atualmente em Santa Cruz do Sul. Sou jornalista formada pela Universidade Franciscana (UFN), pós-graduada em Jornalismo Digital e repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações.

Share
Published by
Lavignea Witt

This website uses cookies.