Categories: Política

Sartori deve enviar projeto de aumento de ICMS à Assembleia nesta quinta-feira

O governador José Ivo Sartori se reuniu com líderes de entidades empresariais nessa quarta-feira, 19, e comunicou aos empresários a decisão de enviar nesta quinta-feira, 20, à Assembleia o projeto para aumentar impostos no Estado. Caso seja aprovado, o texto pode render R$2 bilhões anuais extras ao Tesouro estadual a partir de 2016. 

Sartori recebeu os empresários em dois encontros, pela manhã e à tarde. Apesar de ter garantido, durante a campanha, que não aumentaria o ICMS, o governador garantiu precisar tomar essa atitude devido ao agravamento da crise financeira no Estado.  

“O governador comunicou que o projeto será apresentado e pediu o nosso apoio, mas sabe que não terá. Entendemos que elevar tributos, em um momento de crise, é um tiro no pé”, afirmou, em entrevista à imprensa da Capital, o atual presidente da Federasul, Ricardo Russowsky.

Publicidade

Criticou ainda a iniciativa de aumentar impostos o presidente da Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do RS (Fecomércio-RS), Luiz Carlos Bohn, que afirmou que a melhor saída é cortar despesas e garantiu que as entidades irão conversar com deputados “para que eles rejeitem o projeto”. Além dele, o presidente da Federação das Indústrias do Estado (Fiergs), Heitor Müller, e da Federação das Câmaras de Dirigentes Logistas (FCDL-RS), Vitor Koch, também se manifestaram contra a proposta.  

Sartori vem realizando reuniões com deputados aliados desde segunda-feira, 17. Por enquanto, apenas o PMDB, partido do goverandor, confirmou que dará voto positivo para aprovação do projeto. O aumento do ICMS deve ser votado no dia 22 de setembro, em regime de urgância. 

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.