O governador José Ivo Sartori esteve, nesse sábado, 10 , em Santa Maria, onde percorreu áreas atingidas pelas fortes chuvas nos últimos dias. Dois caminhões da Defesa Civil do Estado com ajuda humanitária – contendo lonas, cobertores e alimentos, entre outros itens – foram enviados ao município da região Central. Sartori esteve nos bairros Km 3 e Campestre do Menino Deus.
“Em primeiro lugar estão as pessoas e as famílias”, afirmou o governador, ressaltando a importância do trabalho prestado por igrejas, organizações sociais e associações comunitárias junto ao poder público no auxílio aos desabrigados. Em Santa Maria, a Defesa Civil municipal contabiliza mais de 500 famílias atingidas pelas chuvas.
Sartori destacou o trabalho da Defesa Civil do Estado – que fez o alerta preventivo para os temporais – e a ação nos municípios. Também reforçou a importância de as prefeituras se organizarem e formarem suas equipes de Defesa Civil.
Publicidade
Na próxima semana, um representante do Ministério da Integração Nacional deverá vir ao Estado para avaliar os estragos. Na terça-feira, um levantamento do impacto do temporal sobre a região Central deverá ser divulgado, conforme o prefeito de Santa Maria, Cézar Schirmer.
O roteiro foi acompanhado pelo secretário da Segurança Pública, Wantuir Jacini, pelo chefe da Casa Militar, tenente coronel Everton Oltramari, e por prefeitos de Itaara, Ivorá, São João do Polêsine e Jaguari, além de lideranças do município.
Dados da Defesa Civil do Estado divulgados no fim da manhã deste sábado indicam que o RS tem 20.240 pessoas afetadas pelas chuvas, 1.370 desalojados, 1.943 pessoas em abrigos, 43 municípios atingidos e 12 rodovias bloqueadas.
Publicidade
This website uses cookies.