Categories: Geral

Sartori reitera em Brasília gravidade da situação financeira do

O governador José Ivo Sartori esteve com o vice-presidente da República,  Michel Temer, em Brasília, na manhã desta quarta-feira, 20, para tratar de assuntos de interesse do Rio Grande do Sul. Encontrou-se também com os ministros da Fazenda, Joaquim Levy, da Aviação Civil, Eliseu Padilha, e com o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha.

O governador reiterou a gravidade da crise financeira que compromete as contas públicas do Estado e pediu atenção especial da União. Segundo Sartori, as soluções para a dificuldade estrutural não podem ocorrer sem a parceria do governo federal. “A nossa dívida com a União é uma das mais elevadas. Compreendemos a situação do governo federal, mas precisamos fazer a nossa parte”, destacou.

Sartori viajou a Brasília para participar do  Encontro de Governadores, no Salão Negro do Congresso Nacional. Os temas que levaram os chefes dos executivos estaduais do país a ser reunirem são o pacto federativo e o desenvolvimento regional. O presidente do Senado, Renan Calheiros, vai liderar o encontro, onde serão debatidos projetos de lei que ajudem a aliviar a situação dos cofres dos estados.

Publicidade

Devem participar ainda o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, e secretários estaduais. Os governadores apontarão medidas que, no entendimento deles, o Congresso deve adotar para melhorar a situação financeira dos estados. A ideia é que regras do pacto federativo, que tratam da divisão de direitos e deveres entre União, estados e municípios, sejam revistas. O último encontro do gênero aconteceu em 2013.

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.