Categories: Política

Sartori toma posse e promete mudanças amplas e duradouras

ATUALIZADO ÀS 18 horas

José Ivo Sartori foi empossado na tarde desta quinta-feira, 1º, como governador do Rio Grande do Sul. A cerimônia de posse iniciou por volta das 14h15, na Assembleia Legislativa. A posse do vice-governador José Paulo Cairoli também ocorreu nesta tarde. 

O governador eleito fez o juramento constitucional: “Prometo manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis e patrocinar o bem comum do povo rio-grandense”. Em seguida, a deputada Marisa Formolo leu o termo de posse. Depois, foi a vez do vice-governador proferir o juramento. 

Publicidade

Sartori iniciou às 14h50 o discurso de posse. Depois dos agradecimentos aos que contribuíram para a eleição dele, o novo governador citou o distanciamento entre governo e sociedade com o passar dos anos e da necessidade de mudança.

“O Rio Grande do Sul, neste 1º de janeiro, vive um momento de encontro entre o Estado que já fomos, somos e queremos ser. Todas as histórias são feitas de ciclos. A historia das nossas vidas, da cultura, da política, dos costumes, tudo muda. O nosso Estado está diante desses grandes cruzamentos históricos. O fim de um ciclo e início de outro (…)”, falou.

Sartori também falou sobre a necessidade de mudança em todos os processos de gestão do governo, da degradação dos serviços públicos do Estado e da crise financeira. “Nos próximos dias vamos adotar as primeiras medidas para começar a reverter a crise que temos pela frente. Serão algumas medidas duras, mas inadiáveis e fundamentais. Vamos fazer isso com espírito público. Vamos propor o debate para soluções por um novo pacto federativo”, afirmou. 

Publicidade

“Precisamos dar início a uma mudança ampla, profunda, larga e duradoura em todos os processos de gestão do governo. Não podemos correr o risco de ser um Estado velho num mundo moderno”, enfatizou o governador. A respeito do corte de gastos, Sartori referiu-se à redução de despesas consideradas supérfluas e na necessidade de fazer políticas sociais, com investimento nas pessoas. “Para isso, é preciso destravar caminhos, desburocratizar, agilizar processos, adotar práticas modernas de atendimento, ser receptivos a quem aqui quer investir e gerar emprego e renda”, ressaltou.

No encerramento do discurso, o governador pediu parceria com a Assembleia Legislativa e prometeu maior diálogo com os municípios. A cerimônia foi encerrada com o Hino Rio-grandense. Da Assembleia Legislativa, Sartori e Cairoli dirigiram-se ao Palácio Piratini para a transmissão do cargo, onde ocorreu a passagem de cargo e a posse de 19 secretários de Estado.

José Ivo Sartori

Publicidade

O novo governador é natural de Farroupilha, tem 66 anos, é formado em Filosofia e filiado ao PMDB. Foi vereador, deputado estadual por cinco mandatos consecutivos, deputado federal e prefeito de Caxias do Sul por dois mandatos, de 2004 a 2011. Foi também secretário estadual do Trabalho e Bem-Estar Social, no governo de Pedro Simon. É casado com a ex-deputada estadual Maria Helena Sartori, com quem tem dois filhos: Marcos e Carolina.

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.