ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Saúde acompanha situação de cidadão chinês em Santa Cruz

ads3

Régis: cautela e discussão de soluções

ads4

A livre circulação de um chinês que retornou a Santa Cruz do Sul na última sexta-feira, 7, provocou preocupação entre moradores de um edifício no Bairro Santo Inácio. Ele havia sido orientado a permanecer duas semanas isolado em seu apartamento.

O secretário de Saúde, Régis de Oliveira Júnior, informou que, embora a pessoa originária do país asiático não apresente sintomas da doença e tenha passado pelo procedimento de controle antes de sair da China, por questão de segurança a Vigilância Sanitária fez contato com a empresa da área do tabaco onde ele trabalha, antes da chegada junto com outros dois. Houve o comprometimento de seguirem com o protocolo.

ads6 Advertising

Publicidade

LEIA MAIS: Mensagem que aponta casos de coronavírus no Vale do Taquari é falsa

Régis se reuniu nessa quarta-feira, 12, com a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, para alinhar questões relacionadas ao coronavírus. O governo estadual apresentou um plano de contingência na última terça-feira, 11, para ser implementado se o coronavírus atingir o Rio Grande do Sul. É um manual para que os profissionais de Saúde tenham conhecimento em caso de alguma ocorrência.

ads7 Advertising

Publicidade

A Procuradoria Geral do Município estuda a elaboração de um decreto municipal. “Como tudo é muito recente, precisamos ter cautela e discutir soluções”, destacou. “A população pode se tranquilizar. Os chineses passaram por aeroportos e pelo controle da Anvisa. Outros virão nas mesmas condições e vamos buscar uma solução eficiente e adequada para assegurar a comunidade de Santa Cruz.”

LEIA MAIS: “É como estar num hotel em dia de chuva”, conta venâncio-airense sobre quarentena

Conscientes das precauções
Conforme a coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, Luciane Weiss Kist, uma carta traduzida para o português foi divulgada por assessores dos chineses para explicar que eles estão conscientes das precauções necessárias e que evitam contato com outras pessoas. Como a transmissão acontece somente por gotículas respiratórias, o uso de máscaras e álcool gel é um meio eficaz de prevenção.

ads8 Advertising

Publicidade

LEIA MAIS:
Número de casos suspeitos de coronavírus no Brasil cai para seis
Exames descartam coronavírus em brasileiros repatriados da China

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta