ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Saúde alerta para os riscos de contaminação por leptospirose

ads3

ads4

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, emitiu um alerta sobre os perigos da contaminação por leptospirose. Devido às fortes chuvas e inundações que ocorreram em Santa Cruz do Sul nos últimos dias, muitas pessoas estão em contato com água possivelmente contaminada por urina de roedores.

De acordo com o coordenador da Vigilância Sanitária, Luciano Duro, mesmo que não estejam domiciliadas em locais alagados, muitas pessoas se envolvem em  atividades nas áreas de risco, elevando as probabilidades de contaminação. “Neste momento é muito importante focar nas ações de prevenção em diversos níveis. Da parte dos profissionais está a responsabilidade em identificar sinais e sintomas nas pessoas e de parte da população é preciso observar os cuidados para evitar a contaminação”, disse.

ads6 Advertising
Para coibir aglomerações, Prefeitura veta estacionamento em mais locais

Publicidade

Em 2019 foram registrados 35 casos de leptospirose no município, com uma morte. Já em 2020 foram registrados 11 casos e nenhum óbito pela doença. A leptospirose é uma zoonose de elevada incidência no país, com uma média de 13 mil casos notificados por ano, sendo cerca de 3,5 mil confirmados e letalidade média de 10,8%.

A doença atinge, em sua maioria, pessoas na faixa etária produtiva, dos 20 aos 49 anos. A média de internações de pacientes chega a 75%, mostrando a gravidade da maioria dos casos detectados pelo sistema de vigilância. É preciso estar atento a sinais e sintomas como febre de início súbito, dores musculares, dor de cabeça, associados a olho vermelho, enjoos e/ou vômitos, calafrios, alterações na urina, amarelão, hemorragias e/ou alterações no fígado compatíveis com a doença.

ads7 Advertising
ads9 Advertising

© 2021 Gazeta