ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Saúde e Anvisa divergem sobre doses de reforço

ads3

Foto: Hélia Scheppa

ads4

Após reunião de sua diretoria colegiada, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou ao Ministério da Saúde que utilize na dose de reforço o mesmo imunizante que já havia sido empregado na aplicação do esquema básico. A diretriz vale para as vacinas da AstraZeneca, Pfizer e Janssen, e diverge da proposta apresentada na semana passada pelo ministério, que prevê o intercâmbio entre os fabricantes.

A relatora do tema, Meiruze Freitas, questionou o fato de o ministério não ter encaminhado a campanha a partir da aprovação da agência. Mesmo assim, ela reconheceu, com recomendações, o benefício da dose de reforço. “O mais adequado seria o ministério ter aprovado, por meio de rito regulatório da Anvisa, a inclusão da dose de reforço, permitindo essa posologia na bula das diferentes vacinas”, disse.

ads6 Advertising
Santa Cruz aplica terceiras doses somente em grupos prioritários

Meiruze mencionou estudos, tanto das farmacêuticas quanto de autoridades sanitárias de outros países, que indicam um perfil de segurança após a pessoa tomar vacina de reforço semelhante à segunda dose. Pesquisas científicas apontaram uma melhora da resposta imunológica de quem recebeu doses adicionais seis meses após a conclusão do ciclo vacinal original.

Publicidade

Quanto a quem tomou a dose de reforço com vacina diferente das originais, a Anvisa não vê risco. Por isso, pessoas que já tiveram a aplicação da dose adicional com uma marca distinta daquela usada no ciclo vacinal primário, a princípio, não teriam grandes possibilidades de efeitos adversos.

LEIA TAMBÉM: Ministério da Saúde orienta aplicação de dose de reforço em idosos acima de 60 anos

Diante dessa situação, o Ministério da Saúde já informou à Anvisa que vai realizar mudanças na campanha. Pessoas vacinadas com imunizantes da Pfizer e da Janssen deverão tomar a dose de reforço com a mesma marca das anteriores. Já as que receberam doses da AstraZeneca e da Coronavac receberão vacina de reforço de outra marca, como a Pfizer.

R$ 1,4 bilhão para novas doses

ads7 Advertising

Publicidade

ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta