Categories: Regional

Saúde tenta driblar falta de Tamiflu na região e no Estado

A antecipação do vírus da gripe neste ano e o alto índice de H1N1 no País colocaram o Estado em saia justa. Embora o protocolo do Ministério da Saúde determine a prescrição do antiviral Tamiflu a qualquer pessoa com sintomas de síndrome gripal (gripe comum) ou de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) – caso de quem já apresenta dificuldades respiratórias –, faltam medicamentos para repassar à população doente. 

O governo federal sinalizou o repasse de 3,5 mil tratamentos para o Rio Grande do Sul no próximo dia 27. Entretanto, mesmo que o remédio chegue aos gaúchos dentro do prazo, ainda será insuficiente, visto que as coordenadorias regionais de Saúde já enfrentam problemas de estoque.

Na 13ª Coordenadoria Regional da Saúde, que abrange 13 municípios do Vale do Rio Pardo, a situação não é diferente. Segundo a enfermeira da Vigilância Epidemiológica do órgão, Beanir Lara, a alternativa encontrada até agora é o remanejo de Tamiflu com outras coordenadorias do Estado. Na última sexta-feira, conseguiu o empréstimo de 300 tratamentos para toda a região, 200 somente para Santa Cruz do Sul. “Desta vez, conseguimos de Novo Hamburgo, mas não é fácil. A tendência é piorar, pois todos os municípios estão com poucos medicamentos”, comentou. 

Publicidade

Na tarde de desta quarta-feira, 18, conforme a assessoria de comunicação do Hospital Santa Cruz, não havia mais estoque de Tamiflu no Pronto Atendimento. No entanto, ainda era possível encontrar o antiviral na farmácia interna, destinada para pacientes que estão internados na instituição. O secretário de Saúde, Henrique Hermany, explicou que o lugar precisa manter um estoque mínimo para casos mais graves de internos e, por isso, não poderia ceder tratamentos.

Rede privada

Embora apresente um valor alto, o Tamiflu também está em falta nas farmácias de Santa Cruz. Das três redes consultadas, a Panvel, a São João e a Agafarma, apenas a primeira possuía o antiviral no estoque. Conforme a farmacêutica Tamara Thom, na rede Panvel, havia somente quatro caixas de 75mg na tarde de ontem. O custo de cada uma, segundo ela, é de R$ 260,00. 

Publicidade

LEIA MAIS NA EDIÇÃO DA GAZETA DO SUL
DESTA QUINTA-FEIRA

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.