ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Secretária confirma que orientou uso de cloroquina em Manaus: ‘É inadmissível não usar’

ads3

Foto: Agência Senado

ads4

Em depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, a secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro, confirmou a orientação, por parte do ministério, para o uso de cloroquina em Manaus, durante o colapso no sistema de saúde registrado na capital amazonense.

A secretária, contudo, tentou enfatizar que existe uma diferença entre uma “orientação” e uma “recomendação”. Em meio aos questionamentos, no entanto, a secretária não terminou a explicação, pois foi confrontada pelo relator do colegiado, senador Renan Calheiros (MDB-AL), com uma fala sua. Durante sua passagem em Manaus, Mayra afirmou ser “inadmissível” não usar o medicamento para o tratamento da Covid.

ads6 Advertising

Publicidade

LEIA MAIS: CPI da Covid vota nesta quarta convocação de governadores e prefeitos

TrateCov

ads7 Advertising

Publicidade

“Pazuello mentiu?”, questionou o relator, Renan Calheiros. “Não, ele deve ter dito isso porque sou a secretária [do órgão que elaborou o aplicativo]“, disse ela.

Mayra alegou que a ideia de formular a plataforma surgiu da constatação do problema sanitário em Manaus, e que a ferramenta poderia ajudar no diagnóstico dos pacientes com Covid. De acordo com ela, o TrateCov é semelhante a diversas ferramentas usadas em países pelo mundo. A médica disse ainda que em São Paulo há inclusive uma plataforma similar usada para casos de dengue.

ads8 Advertising
ads9 Advertising

© 2021 Gazeta