As aulas ainda não começaram, mas o quadro de professores e funcionários da rede municipal de Vale do Sol já vem se preparando. Faltando menos de uma semana para o retorno, previsto para dia o 18, os professores tiveram na última terça-feira, 10, seu primeiro encontro de formação na Câmara de Vereadores. O prefeito Clécio Halmenschlager realizou a abertura saudando a todos que estavam presentes e anunciando algumas novidades para esse ano. Dentre elas, a nucleação de escolas; a efetivação de um terço de hora-atividade; o início das obras na quadra de esportes da Escola Felipe dos Santos, em Rio Pardense; e a elaboração do Plano Municipal de Educação.
Conforme o prefeito, neste ano o município fez a nucleação de algumas escolas para otimizar o quadro funcional já que essas escolas apresentavam menos de 20 alunos. Portanto cessaram as atividades nas Escolas Fernando Ferrari, São José e Arthur Germano Fett, sendo que esses alunos foram transferidos para as escolas mais próximas. Já a efetivação da hora-atividade é uma exigência da Legislação Federal. Portanto, a partir desse ano, todos os professores terão um terço de hora-atividade, para se dedicar a estudo, avaliação e planejamento das aulas. Além disso, a carga horária das aulas de todas as turmas foi igualada, passando a ser de quatro horas e 30 minutos.
Sobre obras, o prefeito mencionou a Escola Felipe dos Santos, que está recebendo uma quadra coberta, cujo serviço é executado pela Construtora Arend, e a Creche Municipal, que deve ser concluída esse ano. Já para a conclusão do Plano Municipal de Educação, que define as diretrizes e metas para a educação em Vale do Sol a serem seguidas nos próximos dez anos, Halmenschlager convidou a todos para serem voluntários na elaboração desse plano, que interfere diretamente na vida dos professores e alunos, e traz reflexos na sociedade.
Publicidade
A secretária de Educação, Magale Michel Kohl, aproveitou para informar quanto ao quadro de professores. Hoje apenas três escolas ainda não tem o quadro completo, o que deve ser resolvido nos próximos dias. Dentre as novidades, a secretária comunicou que o município deve abrir mais uma linha de transporte escolar, para atender alunos da Escola Padre Theodoro Amstab e da Escola Guilherme Fischer. “Também foi construído um corrimão na rampa de acesso a Escola Willibaldo Michel, em Alto Castelhano, e durante as férias, fizemos a reforma da pracinha de todas as escolas municipais”, informou.
Esse ano a rede municipal deve receber em torno de 1,1 mil alunos. Após a abertura, todos os professores e funcionários assistiram a uma peça lúdico-teatral do projeto Papelito.
Publicidade
This website uses cookies.