A realização do primeiro desfile temático e o clima favorável marcaram o segundo fim de semana da 40ª Oktoberfest de Santa Cruz do Sul. Milhares de pessoas estiveram na Festa da Alegria entre sábado, 18, e domingo, 19, movimentando os pavilhões e as atrações culturais.
O sábado foi marcado pelo segundo desfile Heilige Oktober, à tarde, com milhares de pessoas dançando e cantando no centro da cidade. À noite, a presença do cantor Leonardo na Arena de Shows foi o destaque no Parque da Oktoberfest. O grande público emocionou-se ao cantar grandes sucessos da carreira do artista, incluindo Talismã, Não aprendi Dizer Adeus e Eu Juro.
LEIA MAIS: Primeiro desfile temático da 40ª Oktoberfest reuniu mais de 30 mil pessoas
Publicidade
E no domingo não foi diferente, especialmente devido ao primeiro desfile temático, que levou 30 mil pessoas às ruas. Com o acesso gratuito ao Parque da Oktoberfest ontem, das 10 horas às 12h59 e das 16 horas às 16h59, uma enorme fila de visitantes aguardava ansiosamente para acessar o portão de entrada. Foi a oportunidade para as famílias desfrutarem o domingo ensolarado e conferir a programação.
A contadora Mariana Pecatti, de 33 anos, e o companheiro Rodrigo Sehnem, 37, chegaram no início da tarde. Mariana observou que todo ano há alguma atração nova para eles desfrutarem. “Apesar de visitarmos todos os anos, sempre há uma novidade.”
Já Rodrigo gosta de visitar a Feira da Agricultura Familiar para encontrar algum queijo colonial. Ele elgoiou a estrutura da festa. “Está bem organizado e acessível, fácil de pegar um chope ou ir ao banheiro.”
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Feirantes comemoram aumento nas vendas na Oktoberfest e esperam resultado 30% maior que em 2024
Quem também aproveitou foi a família da cirurgiã-dentista Mariana Luft, de 38 anos. Ela estava acompanhada do marido, o comprador Guilherme Scherer, 42, e do filho Ernesto Luft Scherer, de 3 anos.
Para o casal, a organização do evento é um destaque. “Todos os anos a festa surpreende, cada vez mais alegre e mais divertida”, disse Mariana. Rodrigo elogiou a comida típica alemã. “Um ponto principal da 40º edição.”
Na avaliação do presidente da 40ª Oktoberfest, Mathias Bertram, o clima favoreceu a Festa da Alegria. “Foram dias de tempo bom e parque cheio, o que nos alegra e emociona, pela linda festa que estamos entregando à comunidade e visitantes de todas as regiões”, enfatizou.
Publicidade
Entre as atrações do Pavilhão Central, o Palco Gazeta proporcionou aos visitantes momentos inesquecíveis, com uma programação de alto nível. No sábado, passaram a dupla santa-cruzense Elton e Juliana e as bandas Feliz em Festa, Choppão e Heillige. Além disso, estiveram presentes a Orquestra La Montanara e a Super Banda Santa Cruz. Já no domingo, os destaques foram a Metais em Brasa e a Banda BierFest.
LEIA TAMBÉM: Projeto de lei prevê que empresários locais ocupem 60% dos espaços comerciais na Oktoberfest
Durante os intervalos, os comunicadores das rádios Gazeta 107,9 e Gazeta 101 FM animaram o público. Diariamente, o Palco Gazeta traz ao coração do Parque da Oktoberfest bailes animados por bandas expressivas de bailão e de música típica alemã, recebendo grandes públicos, que dançam e se divertem até o fim da programação.
Publicidade
Repetindo o cenário da primeira edição, o segundo desfile festivo Heilige Oktober foi marcado por muita animação e alegria na tarde de sábado. A movimentação do público começou no local que sedia o Quintal da Heilige, na Rua Manoel Antônio de Barros.
O cortejo teve início às 16 horas, quando os participantes saíram pela Rua Venâncio Aires até a Marechal Floriano. Além de muito chope, o desfile se destacou pela empolgação dos integrantes, que usavam trajes típicos ou roupas livres.
VEJA TAMBÉM: VÍDEO: veja como foi o primeiro desfile temático da 40ª Oktoberfest
Publicidade
O desfile festivo contou com a presença das soberanas da Oktoberfest – Rafaela Nicknig, Amanda Werner e Sofia Pretzel –, do Fritz e da Frida, do prefeito de Santa Cruz, Sérgio Moraes, e sua comitiva, além de outros participantes e entidades parceiras. À frente da organização, Ivan Oliveira afirmou que está sendo gratificante a realização dos desfiles, especialmente pelo engajamento dos participantes.
Segundo ele, as pessoas são atraídas pelo desfile em razão da experiência que é proporcionada, sem amarras, com o público caminhando pela cidade em direção ao Parque da Oktoberfest ao som de bandinhas e com chope liberado. “O resultado são pessoas felizes e participando cada vez mais. Por isso, faremos nos três fins de semana da festa”, acrescentou.
Além de amigos, o evento se mostra convidativo para grupos familiares. O casal Fernanda Marques, de 38 anos, e Lucas Corrêa, de 42, participa todos os anos da iniciativa e nesta edição levou o filho Augusto Marques, de 3 anos, pela primeira vez. O pequeno chamou a atenção ao desfilar de bicicleta.
Para Fernanda, o evento é especial pelo momento alegre que acaba proporcionando. “Acho bem divertido e é uma oportunidade de reunir a família também”, destacou.
Presente na Festa da Alegria desde 2008, a Art Hobe – de Tina Kliemann, do Cantinho da Arte, e de Regina Geller Gassen, da floricultura Aromas da Terra – marca presença nos pavilhões da Feirasul. O carro-chefe são as decorações artesanais de Natal, feitas de madeira, cabaça e gesso. As peças natalinas começaram a ser muito disputadas nos últimos anos, gerando expectativa nas comerciantes.
LEIA TAMBÉM: FOTOS: “Um espetáculo”, diz Sérgio Moraes sobre desfile temático da 40ª Oktoberfest
Conforme Regina, a Oktoberfest é sinônimo de boas vendas para a Art Hobe, o que faz com que elas voltem todos os anos. “É o evento mais aguardado”, disse. Tina avaliou que a 40ª edição está acima das expectativas. Segundo ela, a realização do desfile contribuiu muito para as vendas ontem. Para a dupla, o último fim de semana, a depender do clima e da programação, promete ser ainda melhor.
Na Feira da Agricultura Familiar, o clima também era de celebração diante do volume de vendas. Proprietário da Estrelat, fabricante de doce de leite de Estrela, no Vale do Taquari, Roberto de Oliveira frisou que o aumento de vendas reflete o patamar da feira, que melhora a cada ano.
Enquanto na primeira semana o público tinha dificuldade de encontrar a feira, que mudou de lugar, no segundo o movimento foi bem maior. Além do carro-chefe da marca, o licor de doce de leite, a novidade deste ano foi muito procurada. “No geral, está bem melhor que no ano passado. Para o próximo fim de semana, a expectativa é vender até 30% a mais que no mesmo período de 2024”, comentou.
Ao entrar no Parque da Oktoberfest durante a Festa da Alegria, os visitantes são recebidos pela atmosfera vibrante das músicas e danças alemãs no palco do pórtico. No sábado, diversos grupos folclóricos se apresentaram no local, exaltando a cultura germânica por meio de danças e trajes típicos que encantaram o público e embelezaram as performances.
LEIA TAMBÉM: FOTOS: Encontro de Sociedades reúne 65 entidades na 40ª Oktoberfest
Uma das entidades que participaram foi o Centro Cultural 25 de julho. Durante a tarde, as crianças da entidade encantaram os visitantes, que pararam para apreciar as apresentações. Um dos grupos dos pequenos foi auxiliado pela instrutora de dança Regina Caroline Bauer, de 29 anos, que também é integrante do grupo adulto do 25 de Julho.
Regina soma 21 anos na entidade, tendo sido incentivada a participar desde pequena por seus familiares. “Meu pai e minha mãe me inscreveram no grupo das crianças, aí eu me apaixonei e continuei dançando”, contou. Na Oktoberfest, dança desde os 8 anos e não abre mão de participar. “As crianças adoram e esperam o ano todo por isso. É muito gratificante.”
Camila Schaefer, coordenadora da Cultura da 40ª Oktoberfest, ao lado de Daniela Schoeninger, acompanhou as apresentações dos grupos folclóricos e contou que tem sido especial viver a festa de outra forma. Ex-soberana da 39ª edição, junto de Daniela, disse que participar da organização, especialmente nessa área, é motivo de orgulho. “A cultura é a essência da nossa festa.”
Segundo Camila, o público tem reagido com entusiasmo às apresentações. Ela explicou que a proposta deste ano foi ampliar os espaços das atrações.
“Queremos que todos possam ver a grandeza das nossas danças germânicas”, ressaltou. Para Camila, a presença de grupos de diferentes regiões, e até de fora do País, mostra a força da tradição que move a Oktoberfest.
Aproximadamente 50 grupos folclóricos e em torno de 1,3 mil dançarinos fazem parte da programação cultural da Festa da Alegria deste ano. As apresentações artísticas continuarão no último fim de semana da 40ª Oktoberfest, entre os próximos dias 23 e 26.
This website uses cookies.