ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Sem educação não há solução

O trânsito é uma coleção de insanidades que desafia os psiquiatras. Mesmo diante de estatísticas que apontam a destruição de inúmeras famílias todos os dias, no feriadão de Tiradentes a Polícia Rodoviária Federal flagrou, na free-way, um Focus a 182 km/h. Qual a explicação?

O vandalismo – e a pichação – foi elevado à condição de “arte” ou “manifestação de protesto”, ao invés de “crime”. Prédios públicos e privados, monumentos, placas de trânsito, veículos e tudo que estiver ao alcance são emporcalhados. Os gastos com a limpeza e a recuperação são suficientes para contratar professores, brigadianos e funcionários para postos de saúde.

ads6 Advertising

Publicidade

Doenças extintas retornam com força total fazendo milhares de vítimas quase sempre junto às camadas mais pobres. Muitos governos – municipais, estaduais e até o federal – são apontados por descumprir os preceitos legais que preveem percentuais fixos para serem investidos em saneamento.

Todos esses problemas – que parecem insolúveis – têm uma raiz única: o descaso com a educação. Enquanto professores forem remunerados de forma ofensiva, prédios forem relegados ao abandono e os avanços da informática/tecnologia forem exceção nas escolas, teremos o caos.

ads7 Advertising

Publicidade

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta