Watte lamenta ter que jogar fora o leite que estragou por falta de refrigeração
A falta de energia elétrica vem causando prejuízos a um produtor de leite de Santa Cruz do Sul. A propriedade, situada na localidade de Corredor dos Ferreira, no distrito de São José da Reserva, tem atualmente 55 vacas leiteiras e produz 800 litros diariamente.
Os problemas começaram na última sexta-feira, 18, com a falta de energia e posterior variação de voltagem, impedindo o funcionamento correto das máquinas que resfriam o leite. Diante da situação, o produtor Ilson Watte, de 69 anos, teve de descartar 500 litros no domingo e outros 500 nessa segunda-feira.
Ainda na sexta-feira, Watte já havia contatado a RGE Sul, concessionária responsável pelo fornecimento de energia em Santa Cruz, para tentar uma solução para o problema. Ele relata que ao longo do sábado, 19, a propriedade ficou totalmente sem eletricidade e, quando ela foi retomada, no fim do dia, estava com a voltagem fraca. Os 220 volts entregues pela rede caem para aproximadamente 180 quando apenas uma das máquinas é ligada, causando mau funcionamento e impedindo que o leite seja resfriado da forma correta. Para tentar salvar a produção, ele utiliza um gerador; entretanto, nem assim evitou as perdas.
Publicidade
LEIA MAIS: Moradores do interior de Sinimbu sofrem com quedas de energia
Watte conta que os transtornos com eletricidade são antigos, mas vêm se intensificando nos últimos anos. Na tentativa de amenizar o problema, ele investiu em uma rede de energia dedicada somente para o maquinário e nesse fim de semana chamou um eletricista para ter certeza que tudo estava funcionando corretamente. Segundo ele, o profissional garantiu que a falha está na rede da RGE Sul.
Até o momento, quatro protocolos de atendimento foram abertos no sistema da concessionária, e o prejuízo estimado é de R$ 2 mil. Contatada, a RGE Sul afirmou que está ciente do problema e trabalha para restabelecer a normalidade do serviço o mais breve possível.
Publicidade
LEIA MAIS: Moradores do interior de Herveiras estão sem luz há uma semana
This website uses cookies.